TRABALHANDO ORTOGRAFIA



ATIVIDADE 3:
NOME:___________________________________________________________________________
DATA: _____ /_______________ TURMA:____________________________________________
1. Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e descubra o que
aconteceu com estes animais.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________ (acordar).
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo da pata. Tanto o ratinho ________ (pedir) e ____________(implorar) que o leão __________ (desistir) de esmagá-lo e __________ (deixar) que fosse embora.
Algum tempo depois o leão _________ (ficar) preso na rede de uns caçadores. Não
conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso _______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer)
as cordas e solto o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
(in: Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. 1990, p. 61. Trad. Heloisa Jahn)
Atividade do aluno
1. A história da fábula é sobre algo que já aconteceu ou irá acontecer? Quaisas palavras que ajudaram a perceber isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Agora distribua as palavras que você utilizou para completar o texto nas colunas abaixo:
O que estas palavras indicam em relação às personagens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exponha o que descobriram aos colegas da classe e ouça as conclusões a que chegaram. Ajude seu professor a construir um registro sobre  as descobertas
ATIVIDADE 4:
L / U  FINAIS
Observando o uso do u no final dos verbos
Objetivo
·         Sensibilizar os alunos para as diferenças entre a grafia de palavras terminadas com L e U a partir da comparação entre verbos e substantivos.
Planejamento
·         Quando realizar? Em qualquer época do ano, a partir dos resultados da avaliação periódica dos conhecimentos ortográficos de sua turma. Lembre-se de garantir a apreciação dos textos e divulgação dos dados do autor antes da exploração da ortografia.
·         Como organizar os alunos? Depois da discussão coletiva do texto, devem realizar a atividade em duplas.
·         Que materiais serão necessários? Folha da atividade e caderno.
·          Qual a duração? Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
·         A discussão sobre a fábula poderá variar caso você já tenha, ou não, trabalhado o
texto no projeto Confabulando com Fábulas. Faça a leitura da fábula com alunos e conversem com eles sobre o conteúdo do texto, resgatando as impressões sobre a fábula.
·        Proponha que os alunos completem o texto da fábula O leão e o ratinho, preenchendo as lacunas com as palavras indicadas (verbos no pretérito perfeito, sendo que os mesmos estão entre parênteses, no infinitivo).
·         Após esse momento, a proposta é que observem as palavras utilizadas para completar o texto, indicando o que têm em comum. Neste caso, trata-se de perceberem que as palavras terminam com a mesma letra e representam as ações feitas pelo leão e o ratinho.
·         Durante a discussão circule pelas duplas fazendo perguntas e instigando-os a observarem mais a lista de palavras e descobrirem aspectos relacionados ao que elas representam no texto – em que tempo estão – sem, contudo, inviabilizar o olhar do grupo. É importante que desenvolvam a capacidade de observar extraindo características ainda que, no início, levantem características que não se relacionam aos objetivos de ensino da gramática presentes na atividade.





pediu
 

roeu
 

 
vitral
 
 

















anel
 


mau
 



prendeu
 





funil
 

mal
 



varal
 


ficou
 





sal
 


 

PARA O PROFESSOR
Após a observação das palavras destacadas os alunos deverão perceber o que elas
têm em comum.
·        Na atividade de comparação e análise dos verbos retirados da fábula e dos substantivos
retirados do poema, o objetivo é que os alunos consigam, a partir da leitura em voz alta, perceber que as palavras têm um mesmo som, mas terminações
gráficas diferentes.
·        Em seguida, no item d o grupo deve observar que de um lado temos as ações do leão e do ratinho – os verbos –, e que na segunda coluna as palavras não representam
ações e sim nomes. É possível que alguns alunos conheçam a denominação
gramatical: substantivo. De uma ou de outra forma, após estas constatações você pode informar a classe gramatical, explicando que esta informação contribui para escrever corretamente palavras com L e U.
·        Oriente os registros das discussões no caderno, tanto os da dupla quanto o coletivo, colocando data e título da atividade.
·        De acordo com os conhecimentos e as possibilidades de sua classe verifique a pertinência de ler e discutir com eles o texto abaixo:
Fique sabendo!
A maior parte das palavras da Língua Portuguesa enquadram-se em categorias
gramaticais que funcionam como caixinhas organizadoras das palavras pelo que
elas têm de semelhante. Você observou que as palavras teminadas em L, neste texto, são nomes, elas são conhecidas gramaticalmente como substantivos: são palavras que nomeiam seres em geral (livro, gato), fenômenos (chuva). Estas palavras se caracterizam por serem variáveis: pode-se dizer o cristal ou os
cristais; o menino e a menina.
Outra categoria que você conheceu nesta atividade é a dos verbos. Verbo, como você observou é uma palavra, também variável, que representa um processo, ou seja, algo que se passa no tempo (ação, estado, fenômeno
da natureza).
Há outras regras que ajudam a escrever palavras com L e U que você estudará adiante.
NOME:_______________________________________________________________
DATA: _____ /_______________ TURMA:____________________________________________
1. Agora leia o poema.
Mariana e seu varal
Sylvia Orthof
NUM VARAL DE UMA SEREIA
QUE SE CHAMA MARIANA
VEJO UM VESTIDO DE RENDA
PRATEADA DE ESCAMA.
NO VARAL DE MARIANA,
FAZ-DE-CONTA ACONTECEU,
NOS GESTOS DE MARIANA
LENÇOL D’ÁGUA SE ESTENDEU.
QUANTAS PÉROLAS DE ESPUMA
QUE SE AVOAM NO VARAL,
NOS OLHOS DE MARIANA
HÁ REFLEXOS DE VITRAL.
A SEREIA MARIANA
LAVA SOBRE O OCEANO
MEUS LENÇOS DE VELAS BRANCAS
DE SAL MOLHADO NUM PANO.
HÁ COISAS EM CADA INFÂNCIA
QUE AS PALAVRAS NÃO DIZEM,
OS CRISTAIS DOS FUNDOS MARES
NÃO HÁ HUMANOS QUE PISEM.
Atividade do aluno
a. Sobre o que fala o poema? Converse com seus colegas.
b. Retire do texto todas as palavras em destaque, observe-as e responda:
o que elas têm em comum?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Na segunda estrofe do poema aparecem duas palavras que indicam coisas
que aconteceram e que têm a mesma terminação das palavras que você organizou em lista, no texto O leão e o ratinho. Estas palavras são
______________________________________________________________________.
Agora compare as palavras grifadas do poema com as palavras que você estudou na fábula O leão e o ratinho. Leia as palavras em voz e respondas às questões em duplas:



 
2. Lendo as palavras do quadro nota-se que elas têm diferenças na escrita; na primeira coluna as palavras terminam com U e na segunda com L. Estas palavras possuem sons semelhantes. Esta semelhança pode causar confusão na hora de escrevê-las.
Atividade do aluno
Na atividade 3 você descobriu que as palavras terminadas em U, no texto, representam as ações dos personagens (leão e ratinho) e indicam um tempo passado. Estas palavras são chamadas gramaticalmente de verbos.
a. E as palavras da coluna 2 representam a mesma coisa? Explique:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
b. Você sabe o nome que estas palavras recebem na categorização gramatical
das palavras da língua portuguesa? Converse com os colegas e
professor.
Agora você já consegue escrever uma dica ortográfica para o uso do L e do
U nessas situações?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com seu professor elabore um cartaz com a dica elaborada por vocês para afixar na sala. Aproveite para anotar também o quadro abaixo em um cartaz. É mais uma curiosidade...
Esta língua!!!
Estas descobertas certamente irão ajudá-lo a resolver vários problemas
de escrita de palavras com L e U, mas nem todos... Veja!!!
Mal ou Mau?
Para não errar é bom decorar:
Se for o contrário de bom é mau.
Se for o contrário de bem é mal.
Veja: Ela passou mal.
Ele se comportou mal.
Aquele menino é mau..
Ele era um mau aluno.

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