ESTRATÉGIAS COMO TRABALHAR COM VÍDEOS, FILMES NA SALA DE AULA.



 ESTRATÉGIAS COMO TRABALHAR COM VÍDEOS, FILMES NA SALA DE AULA.



Trabalhar com filmes e vídeos em sala de aula exige muito mais do que simplesmente fazer uso do vídeo.
Embora muitos ainda torçam o nariz, acredito que um dos primeiros passos é  buscar uma fundamentação teórica, pois assim podemos ampliar nosso olhar e nossas ações sobre como usar esse material. Realizar as ações é muito importante, mas sabendo onde queremos chegar, qual é o caminho e como instigar nossos alunos a refletir sobre o tema, estabelecer relações fica menos árduo nosso trabalho didático. Somente assim teremos condições de realizar uma boa avaliação sobre nossa ação e suas implicações junto aos alunos.


Podemos começar pelo livro “Como usar o cinema na sala de aula” de Marcos Napolitano. Editora Contexto, 2010.





 Para uso de filmes na sala de aula como material de apoio pedagógico e/ou didático o professor Alberto, da rede pública estadual, em seu blog http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br/2013/01/dicas-de-filmes-e-como-trabalhar-com.html chama a atenção para alguns cuidados: ( Adaptação)

1)      Saber a origem do cinema: a sua origem data de 1895, obra dos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière. Mas, somente por volta de 1970 o cinema passou a fazer parte do contexto escolar.
2)      O filme não foi produzido para atender a nenhum Currículo Escolar. Ele segue as regras do Capitalismo. Adaptar ao contexto escolar e ao currículo é fundamental. Cabe ao professor fazer essa transposição- de um produto comercial para uma situação de aprendizagem. Elaborar um roteiro a ser seguido pelos alunos frente aos objetivos propostos.
3)      Ter um olhar especial para a faixa etária da clientela.
4)       Planejar, verificar os recursos disponíveis na escola.
5)      Instigar os alunos sobre a temática, sua época de produção. (contexto social/histórico em que foi produzido)

6- Após a exibição do filme pode-se abrir para comentários sobre o filme, o que foi compreendido (articular com os objetivos propostos). Professor pode fazer uma medição entre a compreensão do filme pelos alunos ou buscar mais dados em uma pesquisa. Ao professor cabe nesse momento elaborar uma ficha orientadora para direcionar a pesquisa.

7- No planejamento lembrar-se do local, do tempo disponível na escola (gestão do tempo).
8- Outras sugestões:
·        Os alunos assistirem em casa, de modo individual ou em pequenos grupos, fazendo um roteiro, ficha técnica, resenhas, etc.,
·        Caso os alunos tenham condições financeiras, verificar na locadora se o filme está disponível. Os alunos podem se organizar para assistirem ao filme.
·        Outra ótima ideia é fazer o recorte com cenas do filme. Mas, cuidado, esta estratégia exige alguns cuidados: trabalhar um roteiro de pesquisa sobre a temática do filme, explicar para os alunos a importâncias daquelas cenas, contextualizar com o conteúdo da proposta, entre outros.
(9) Avalição: depois de todos esses passos é essencial que o professor faça uma avaliação junto aos seus alunos.
·        Os objetivos foram alcançados,
·        Foi possível desenvolver a criticidade nos alunos,
·        Perceberam as diferentes linguagens utilizadas no filme.
·        Recomendariam esse filme para alguém. Justifiquem a sua resposta.

Professores: Caso tenham mais sugestões ou comentários sobre esse tema, agradecemos faça seu comentário, indiquem filmes, vídeos ou outras sugestões.
Estamos aguardando em  “Comentários”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA