Sabores de leitura

SABORES DE LEITURA






As Unidades Escolares estão recebendo a publicação   “Sabores da Leitura”,material elaborado pela Prof.ª Cilza Bignotto e organizado pela equipe de Língua Portuguesa, contendo sequências de atividades com foco no ensino de leitura, utilizando textos dos acervos escolares. As atividades foram apresentadas e discutidas em 2011, numa série de três videoconferências “Sabores da Leitura”, que estão disponíveis nos links abaixo, conforme segue:

· VC Mitos e lendas - 08.08.2011
· VC Poesia - 12.09.2011
· VC Romance - 03.10.2011

As situações de aprendizagem da coletânea “Sabores da Leitura” são sugestões para um trabalho diferenciado, de complementação ao desenvolvimento do Currículo de Língua Portuguesa, tanto nos anos finais do Ensino Fundamental, como no Ensino Médio. 

Há diversas ideias que podem ser utilizadas pelos professores, especialmente por aqueles que têm, em suas turmas, alunos com dificuldades de aprendizagem, ou que apresentem alguma defasagem em relação ao que é esperado para o ano ou série em que se encontram. As propostas contribuem, também, para o trabalho desenvolvido pelos Professores da Sala de Leitura. 
 
Considerando a publicação “Sabores da Leitura”, os Professores Coordenadores podem orientar os professores titulares e os auxiliares, bem como aqueles com turmas de Recuperação Intensiva, a articularem suas ações e elaborarem seus projetos e planos de aulas para desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, com base em diagnósticos realizados e/ou resultados das provas do Saresp e da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP.
 

 Recomendamos um olhar atento ao Ciclo Intermediário, prioritariamente às habilidades testadas com alunos do 6º ano EF, na AAP, para que os planos de ensino contemplem, também, o seu desenvolvimento ou aprimoramento, com vistas a garantir a aprendizagem e o melhor desempenho das turmas, em relação às práticas sociais de leitura e de escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA