Material para a prova do Mérito:Gestão de Conflito

Algumas ideias sobre Gestão de Conflito

Colaboração do Professor Lúcio (PCNP) Matemática


“Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. A partir disso, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito. Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência e, hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal (ir/não ir, fazer/não fazer, falar/não falar, comprar/não comprar, vender/não vender, casar/não casar etc.) ou interpessoal, sobre o qual nos deteremos. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos.” (CHRISPINO; CHRISPINO, 2002).
“Um exemplo claro da dificuldade que temos para lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas. Daí podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo; a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta. E neste caso, esquecemos que problemas mal resolvidos se repetem!” (CHRISPINO; CHRISPINO, 2002).
“O conflito começa a ser visto como uma manifestação mais natural e, por conseguinte, necessária às relações entre pessoas, grupos sociais, organismos políticos e Estados. O conflito é inevitável e não se devem suprimir seus motivos, até porque ele possui inúmeras vantagens dificilmente percebidas por aqueles que vêem nele algo a ser evitado:
·         Ajuda a regular as relações sociais;
·         Ensina a ver o mundo pela perspectiva do outro;
·         Permite o reconhecimento das diferenças, que não são ameaça, mas resultado natural de uma situação em que há recursos escassos;
·         Ajuda a definir as identidades das partes que defendem suas posições;
·         Permite perceber que outro possui uma percepção diferente;
·         Racionaliza as estratégias de competência e de cooperação;
·         Ensina que a controvérsia é uma oportunidade de crescimento e de amadurecimento social.”
“O conflito é a manifestação da ordem em que ele próprio se produz e da qual se derivam suas conseqüências principais. O conflito é a manifestação da ordem democrática, que garante e o sustenta.”
“Eis algumas vantagens identificadas para a mediação do conflito escolar (CHRISPINO, 2004):
O conflito faz parte de nossa vida pessoal e está presente nas instituições: “É melhor enfrentá-lo com habilidade pessoal do que evitá-lo” (HEREDIA, 1998 apud CHRISPINO, 2004).
Apresenta uma visão positiva do conflito, rompendo com a imagem história de que ele é sempre negativo.
Constrói um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade da escola.
Cria sistemas mais organizados para enfrentar o problema divergência → antagonismo → conflito → violência.
O uso de técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade das relações entre os atores escolares e melhorar o “clima escolar”.
O uso da mediação de conflitos terá conseqüências nos índices de violência contra pessoas, vandalismo, violência contra o patrimônio, incivilidades, etc.
Melhora as relações entre alunos, facultando melhores condições para o bom desenvolvimento da aula.
Desenvolve o autoconhecimento e o pensamento crítico, uma vez que o aluno é chamado a fazer parte da solução do conflito.
Consolida a boa convivência entre diferentes e divergentes, permitindo o surgimento e o exercício da tolerância.
Permite que a vivência da tolerância seja um patrimônio individual que se manifestará em outros momentos da vida social.”

Fonte: Chrispino, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.

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