Material : Prova do Mérito: A competência

Preparando-se para a Prova do Mérito:


Colaboração do professor Lúcio ( PCNP de matemática)
“A competência no âmbito da educação escolar, deve identificar o que qualquer pessoa necessita para responder ao problema aos quais será exposta ao longo da vida. Portanto, a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.”
“Qualquer competência implica em conhecimentos relacionados a habilidades e atitudes.”
“O termo competência representa a alternativa que supera as dicotomias, memorizar e compreender, conhecimentos e habilidades, teoria e prática [...]. A melhoria da competência implica a capacidade de refletir sobre sua aplicação e, para alcançá-la, é necessário o apoio do conhecimento teórico.”
“O objetivo essencial da educação por competência, é o desenvolvimento pleno da pessoa.”
“No mundo escolar as competências devem abarcar o âmbito social, interpessoal, pessoal e profissional.”
“Educar para a vida, portanto requer muito mais do que informar e compreender a informação”.
“A aprendizagem de competências é sempre funcional, o que implica em dar à aprendizagem o maior grau de relevância e funcionalidade possível.”
“O ponto de partida para ensinar competências é trabalhar o contexto de situações e problemas reais”.
“O ensino por competência tem por características essenciais a relevância do que vai ser ensinado; a complexidade da situação; possuir um caráter procedimental; e a combinação dos componentes aprendidos considerando a funcionalidade. Implica em atender a critérios específicos sobre o significado do que vai ser ensinado, de sua complexidade, dos procedimentos a serem usados e dos componentes envolvidos, bem como os compromissos a serem assumidos.”
“É imprescindível o envolvimento dos alunos e o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem.”
“O ensino, tendo em vista o desenvolvimento de competência, deve considerar os procedimentos metadisciplinares, interdisciplinares e de cada disciplina individualmente.”
“O ensino inclui exercício, aplicação, modelos de vivência em todas as áreas, de modo que todas as disciplinas requeiram agir conforme as atitudes e valores desejados.”
“Há a necessidade de um enfoque globalizado no que concerne aos métodos de ensino. Alguns critérios gerais para escolhas metodológicas: relacionados à necessidade de que as aprendizagens sejam mais significativas possível; relacionados à complexidade da própria competência, especificamente, de todo o processo de atuação competente; relacionados ao caráter procedimental do processo de atuação competente; relacionados às características dos componentes da competência. Desenvolver competências tem caráter interdisciplinar.”
“É necessário também considerar as variáveis da prática educacional, as sequências de conhecimento, as relações interativas entre professores e alunos e entre os alunos. São caracterizados na organização social da classe: o grande grupo, as equipes heterogêneas fixas, as homogêneas ou heterogêneas flexíveis e o trabalho individual. O espaço e o tempo, a organização do conteúdo e os materiais a serem usados também representam cuidados a serem tomados pelos responsáveis pelo ensino-aprendizagem.”
“A avaliação deve ter um caráter prospectivo, além de propor que seja avaliado se o aluno, diante de uma situação da realidade, é capaz de solucionar e/ou propor um problema, analisar a situação, selecionar um esquema para atuação e agir flexível e estrategicamente. É imprescindível que os alunos frequentemente sejam informados de “como estão sendo competentes.”
“A escola como órgão que projete, coordene e supervisione as ações educacionais realizadas nos âmbitos formal, informal e não formal.”


Fonte: Zabala, Antoni; Arnau, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artemed, 2010. 197 p.

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