segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Monte Castelo

  LEITURA DE POEMAS
Hoje conheceremos algumas canções que foram escritas primeiramente como poemas e depois foram musicadas. Acompanhe a leitura desta canção.

Professor: aproveite e comente sobre o poema, veja se os alunos conhecem a música. Você pode utilizar o vídeo abaixo para iniciar ou finalizar sua aula. Essa atividade pode ser enriquecida, pois há bons exemplos de intertextualidade.

Outra sugestão: em duplas, alunos ouvirem a música e com uma cópia da letra em mão preencher com a palavra oculta. (Professor, se você tiver alunos com problemas ortográficos, OUA alfabéticos na palavra oculta marque a quantidade de letras da palavra oculta).
Veja o exemplo:

 MONTE CASTELO*[NMS1] 
AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS HOMENS
E FALASSE A LÍNGUA DOS ANJOS
SEM AMOR EU NADA SERIA
É SÓ O AMOR
É SÓ O AMOR
QUE CONHECE O QUE É VERDADE
O AMOR É BOM, NÃO QUER O MAL
NÃO SENTE INVEJA OU SE ENVAIDECE
O AMOR É O FOGO QUE ARDE SEM SE VER
É FERIDA QUE DÓI E NÃO SE SENTE
É UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE
É DOR QUE DESATINA SEM DOER
AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS HOMENS
E FALASSE A LÍNGUA DOS ANJOS
SEM AMOR EU NADA SERIA
É UM NÃO QUERER MAIS QUE BEM QUERER
É SOLITÁRIO ANDAR POR ENTRE A GENTE
É UM NÃO CONTENTAR-SE DE CONTENTE
É CUIDAR QUE SE GANHA EM SE PERDER
É UM ESTAR-SE PRESO POR VONTADE
É SERVIR A QUEM VENCE, O VENCEDOR
É UM TER COM QUEM NOS MATA A LEALDADE
TÃO CONTRÁRIO A SI É O MESMO AMOR
ESTOU ACORDADO E TODOS DORMEM
TODOS DORMEM, TODOS DORMEM
AGORA VEJO EM PARTE
MAS ENTÃO VEREMOS FACE A FACE
É SÓ O AMOR, É SÓ O AMOR
QUE CONHECE O QUE É VERDADE
AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS HOMENS
E FALASSE A LÍNGUA DOS ANJOS
SEM AMOR EU NADA SERIA
* Letra e música de Renato Russo, numa adaptação de “I Coríntios 13” (Bíblia) e do “Soneto 11” de Luís Vaz de Camões.





 [NMS1] Retire a palavra CASTELO e deixe no espaço:
----- -----   -----   ----   ----   -----   -----
Deste modo o aluno saberá que necessita de 7 letras para escrever a palavra oculta.

Selecione um nº de palavras que permita ao aluno realizar sem desgaste excessivo
Pode aproveitar e trabalhar as dificuldades ortográficas mais presentes em sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.