ALUNOS DO 6º ANO AO 9º ANO QUE AINDA NÃO SABEM LER E ESCREVER

ENFRENTAR ESSE DESAFIO E BUSCAR SOLUÇÕES É POSSÍVEL

O que mais ouvimos no cotidiano escolar e no discurso escolar é que há na escola alunos que estão há anos nos bancos escolares e ainda não sabem ler e escrever. As avaliações internas e externas comprovam essa realidade.
Esse grave problema merece atenção especial, seja lá qual for sua idade ou ano que esteja matriculado. Segundo, a revista Nova Escola (ano XXVII- nº 250- março 2012), “o adolescente não pode se tornar o centro de uma situação em que ninguém se responsabiliza pela questão ou, pior ainda, em que o professor de Língua Portuguesa é apontado como o culpado por ela.”
Não saber ler e escrever além de implicar em graves conseqüências para o aprendizado em todas as disciplinas. Torna o aluno uma pessoa excluída do processo de aprendizagem e da própria sociedade contemporânea, já denominada sociedade do conhecimento.
O ponto de partida é diagnosticarem as situação de analfabetismo e enfrentar o problema e solucioná-lo. Não podemos abandoná-lo à própria sorte.
Identificar a falta de familiaridade com a leitura e escrita requer atenção e sensibilidade além de compromisso e persistência. As origens podem ser muitas: problemas de visão, audição, familiares, timidez dentre outros.
O ponto de partida é um diagnóstico com procedimentos simples, mas pontuais. Como sabemos que grande maioria dos Professores da Educação Básica II não é especialista em alfabetização, mas preocupados com essa situação e procuram ações que favoreçam os avanços desses alunos, segue passo a passo, procedimentos para diagnosticar o que esse aluno já sabe e algumas situações de aprendizagem voltadas para esses alunos.


 
SONDAGEM
I – A SONDAGEM
Orientações para
·         Alunos do Ciclo I 
·         Alunos do Ciclo II –( SÉRIES INICIAIS)
 Professor: Estamos disponibilizando duas opções de sondagem ou avaliação diagnóstica.
O objetivo é atender dois tipos de públicos específicos.
Uma é destinada aos alunos que ainda não conhecem o sistema de base alfabética, ou seja, alunos que escrevem de forma que, nós – escritores e leitores autônomos- não conseguimos decifrar o que está escrito.
 A segunda opção é para os alunos que já escrevem ou lêem, mas o professor necessita informações sobre os seus saberes a respeito da escrita e organização textual

I.                    INTRODUÇÃO
Sondagem é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de uma forma geral. Ela também representa um momento no qual os alunos têm oportunidade de refletir sobre aquilo que escrevem, com a ajuda do professor. Os resultados ajudam o professor a refletir sobre o percurso de aprendizagem do aluno, focar seus olhar para aqueles  alunos que parecem não avançar e, principalmente que ações e intervenções são necessárias junto aos mesmos. Afinal, a única coisa que temos de igual é o fato de sermos diferentes.      
A realização periódica de sondagens também é um instrumento para o planejamento do professor, pois permite avaliar e acompanhar os avanços da turma (Ciclo I), dos alunos do Projeto Recuperação Paralela ou dos alunos do Ciclo II, em relação à aquisição da base alfabética, fornecendo informações preciosas para o planejamento de atividades de leitura e de escrita em qualquer nível de escolaridade em que esteja o aluno. Outra contribuição importante desses dados é sua utilização, como um dos critérios para organização das parcerias de trabalhos, na sala de aula, entre os alunos, promovendo agrupamentos chamados produtivos (veja no site da revista “Nova escola, a edição especial: Trabalho em grupo - /2011).
Mas, o que sondagem?
É uma atividade de escrita que envolve, num primeiro momento, a produção espontânea e sem apoio de outras fontes, de uma lista de palavras conhecidas pelos alunos. Ela pode ou não envolver a escrita de uma frase, que pode ser simples, pois o objetivo é verificar se o aluno não alfabetizado, já adquiriu a idéia de permanência, ou seja: uma mesma palavra sempre é escrita do mesmo modo e com as mesmas letras.
É uma situação de escrita que deve, necessariamente, ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que ele escreveu.
Por meio da leitura da escrita do aluno pelo próprio aluno é que o professor poderá observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que ele escreveu e aquilo que lê em voz alta, ou seja, entre a fala e a escrita.
A proposta é que sejam realizadas sondagens avaliativas no início do ano, em fevereiro, abril e final de junho. Assim, ao longo do primeiro semestre letivo, será possível analisar o processo de alfabetização dos alunos em três momentos diferentes  . Entretanto, para uma avaliação mais global da turma, ou do(s) aluno(s) é interessante recorrer a outros instrumentos, inclusive a observação diária.
Em caso de alguma dúvida ou mais informações:  entrar em contato via e-mail: neuzaschonherr@hotmail.com



       I.             1ª  SONDAGEM – PARA CRIANÇAS QUE  O PROFESSOR JÁ DETECTOU PROBLEMAS NA BASE ALFABÉTICA.
Elabore uma lista de palavras. Atenção: Não é a quantidade de palavras que informará o que você precisa saber para elaborar suas ações.
CRITÉRIOS  DE DEFINIÇÃO DAS PALAVRAS QUE FARÃO PARTE DAS ATIVIDADES DE SONDAGEM
1.      As palavras devem fazer parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo que eles ainda não tenham tido oportunidade de refletir sobre a representação escrita.
2.      A lista deve contemplar palavras que variam na quantidade de letras, abrangendo palavras  monossílabos,  dissílabas, etc.
3.      O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, dissílaba, sendo a última uma monossílaba. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso dos alunos escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão recusar a escrever caso tenham de começar pelo monossílabo.
4.      Evite palavras que repitam as vogais, pois isso também pode fazer com que as crianças entrem em conflito. Ex. A palavra BANANA : se o aluno é silábico e utiliza as vogais para sua escrita, a uma palavra composta de  três  letras  A consecutivas, será um grande desafio.  Como conseqüência, aluno  recusará a escrever a palavra, comprometendo a avaliação diagnóstica.                                                                              
5.      Após o ditado da lista, dite uma frase que envolva pelo menos um das palavras da lista, para que se possa observar se os alunos voltam a escrevê-la e forma semelhante, ou seja, se a escrita dessa palavra permanece estável mesmo fora do  contexto da frase.



DICAS PARA ENCAMINHAMENTO DA SONDAGEM.
1.    As sondagens deverão ser feitas no início da aula.

2.     A sondagem poderá ser feita em papel com linha ou não.
a.      Sem linha: será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos
b.      Com linha: se constitui em uma boa situação de aprendizagem .

3.    Se possível faça a sondagem com poucos alunos por vez, deixando restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto a presença do professor.

SUGESTÃO DE LISTAS QUE PODEM SER USADAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS SONDAGENS.
Utilize somente uma dessas listas ou elabore a sua a partir dos critérios acima.

Os alunos de uma das turmas de nossa escola iniciaram um estudo sobre bicho de jardim.
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
GRILO
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No próximo sábado Fábio fará a noite da pizza. Ele já preparou a massa para  pizza e pediu para seus convidados trazerem os seguintes ingredientes para a  cobertura:
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM

Os alunos da professora Cristina farão um lanche coletivo e, para saber o que precisam comprar, organizaram uma lista junto com a professora.
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO
Marina e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa.
ABOBRINHA
MANDIOCA
CENOURA
CEBOLA
ALHO
CARNE
SAL
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REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MATERIAL DO PROGRAMA LER E ESCREVER- SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SP    (ADAPTAÇÃO)
LIVRO DO FORMADOR – VOL.2- DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES  (ADAPTAÇÃO)
MATERIAL DO  PROJETO: ENSINAR E APRENDER
EMILIA FERREIRO- POR TRÁS DAS LETRAS –
MATERIAL DE FORMAÇÃO JUNTO AOS PCOPs  - CENP/2008,2009,2010
REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÕES ESPECIAIS PLANEJAMENTO/  TRABALHO EM GRUPO
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