Material para a prova do Mérito:Gestão de Conflito
Algumas ideias sobre Gestão de Conflito
Colaboração do Professor Lúcio (PCNP) Matemática
Colaboração do Professor Lúcio (PCNP) Matemática
“Conflito é toda opinião divergente ou maneira
diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. A partir disso, todos os
que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito. Desde os conflitos
próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência e,
hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito
intrapessoal (ir/não ir, fazer/não fazer, falar/não falar, comprar/não comprar,
vender/não vender, casar/não casar etc.) ou interpessoal, sobre o qual nos
deteremos. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a
separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos.” (CHRISPINO;
CHRISPINO, 2002).
“Um exemplo claro da dificuldade que temos para
lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias
que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só
percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas. Daí
podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se
manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência
ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo;
a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para
resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta. E neste caso, esquecemos que
problemas mal resolvidos se repetem!” (CHRISPINO; CHRISPINO, 2002).
“O conflito começa a ser visto como uma
manifestação mais natural e, por conseguinte, necessária às relações entre
pessoas, grupos sociais, organismos políticos e Estados. O conflito é
inevitável e não se devem suprimir seus motivos, até porque ele possui inúmeras
vantagens dificilmente percebidas por aqueles que vêem nele algo a ser evitado:
·
Ajuda a regular as relações sociais;
·
Ensina a ver o mundo pela perspectiva do outro;
·
Permite o reconhecimento das diferenças, que não
são ameaça, mas resultado natural de uma situação em que há recursos escassos;
·
Ajuda a definir as identidades das partes que
defendem suas posições;
·
Permite perceber que outro possui uma percepção
diferente;
·
Racionaliza as estratégias de competência e de
cooperação;
·
Ensina que a controvérsia é uma oportunidade de
crescimento e de amadurecimento social.”
“O conflito é a manifestação da ordem em que ele
próprio se produz e da qual se derivam suas conseqüências principais. O
conflito é a manifestação da ordem democrática, que garante e o sustenta.”
“Eis algumas vantagens identificadas para a
mediação do conflito escolar (CHRISPINO, 2004):
O conflito faz parte de nossa vida pessoal e está
presente nas instituições: “É melhor enfrentá-lo com habilidade pessoal do que
evitá-lo” (HEREDIA, 1998 apud CHRISPINO, 2004).
Apresenta uma visão positiva do conflito,
rompendo com a imagem história de que ele é sempre negativo.
Constrói um sentimento mais forte de cooperação e
fraternidade da escola.
Cria sistemas mais organizados para enfrentar o
problema divergência → antagonismo → conflito → violência.
O uso de técnicas de mediação de conflitos pode
melhorar a qualidade das relações entre os atores escolares e melhorar o “clima
escolar”.
O uso da mediação de conflitos terá conseqüências
nos índices de violência contra pessoas, vandalismo, violência contra o
patrimônio, incivilidades, etc.
Melhora as relações entre alunos, facultando
melhores condições para o bom desenvolvimento da aula.
Desenvolve o autoconhecimento e o pensamento
crítico, uma vez que o aluno é chamado a fazer parte da solução do conflito.
Consolida a boa convivência entre diferentes e
divergentes, permitindo o surgimento e o exercício da tolerância.
Permite que a vivência da tolerância seja um
patrimônio individual que se manifestará em outros momentos da vida social.”
Fonte: Chrispino, Álvaro. Gestão do conflito
escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.
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