ATIVIDADES
TUDO TEM NOME 1. .............................................................................. 2. .............................................................................. 3. ............................................................................. 4. ............................................................................. 5. ............................................................................ PROFESSOR: Esta atividade é uma boa situação de aprendizagem para alunos que ainda não escrevem convencionalmente, pré silábico, para alunos que estão avançando em suas hipóteses sobre o sistema de escrita( silábico sem valor, silábico com valor e silábico alfabético) Para ser uma borá situação de aprendizagem, o aluno tem que ter desafios onde tenha que por em jogo tudo o que já sabe,para dar conta do que não sabe. Aí, entra a sua atuação como mediadora. Organize os alunos em duplas(sempre pensando em quem pode ajudar quem). Utilize letras móveis. Boas perguntas para esse grupo: que letra começa a palavra que ele vai escrever? Que letra termina? Utilize se necessário o alfabeto ou a lista com o nome dos alunos. / ATIVIDADE PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO ESCREVEM COM AUTONOMIA |
A SONDAGEM DIAGNÓSTICA |
Adicionar legenda |
PROFESSOR:
- SEMPRE CONTEXTUALIZE SUAS ATIVIDADES.
- ESSA ATIVIDADE É SOMENTE UM MODELO.
- UTILIZE O NOME DE SEUS ALUNOS.
- OFEREÇA A SEUS ALUNOS UM ALFABETO ( OU NA PAREDE, OU IMPRESSO)
- ENCAMINHAMENTO: REALIZE A ATIVIDADE EM DUPLA OU PEQUENOS GRUPOS( ATÉ 4 ALUNOS) . mAS DISPONIBILIZE SOMENTE UMA FOLHA PARA A DUPLA, OU GRUPO.
NOME DO ALUNO:______________________________
DATA:________________________
ATIVIDADE
OBSERVE O QUADRO E COLOQUE OS NOMES DOS COLEGAS DA CLASSE EM ORDEM ALFABÉTICA E CONSULTE O ALFABETO DA SALA
JÉSSICA ALINE LEANDRO
VICTOR TAMARA BRUNA
1. ___________________________________________________________
2. ___________________________________________________________
3. ___________________________________________________________
4. ___________________________________________________________
5. ___________________________________________________________
6. ___________________________________________________________
PARA DAR CONTA DESSA ATIVIDADE O QUE O ALUNO PRECISA SABER:
· A canção - “A FOCA” DE Vinicius de Moraes - de memória.
· O aluno, se ainda não escreve convencionalmente, poderá fazer a atividade em dupla. Nesse caso, é importante que o professor entregue somente 1 folha para a dupla, e estabelece quem será o escriba e quem ditará. Dita aquele que tem mais conhecimento sobre o sistema de escrita. A dupla não pode ser muito destoante. Pois, se um já escreve convencionalmente e outro não, provavelmente este que sabe mais, não oferecerá muitas oportunidades para que o outro enfrente os desafios.
O QUE A PROFESSORA TEM QUE SABER:
· A canção - “A FOCA” DE Vinicius de Moraes - de memória.
· O aluno, se ainda não escreve convencionalmente, poderá fazer a atividade em dupla. Nesse caso, é importante que o professor entregue somente 1 folha para a dupla, e estabelece quem será o escriba e quem ditará. Dita aquele que tem mais conhecimento sobre o sistema de escrita. A dupla não pode ser muito destoante. Pois, se um já escreve convencionalmente e outro não, provavelmente este que sabe mais, não oferecerá muitas oportunidades para que o outro enfrente os desafios.
O QUE A PROFESSORA TEM QUE SABER:
· A cantiga ou o texto de memória
· Garantir que os alunos saibam o texto dememória
· Conhecer seus alunos e o que eles sabem a respeito da escrita.
· Contextualizar a atividade. Cantar com seus alunos quando for desenvolver a atividade.
· Circular pela classe.
· Fazer intervenções.
· Apropriada para as crianças, independente da série, que ainda não conhecem o sistema de escrita.
A FOCA
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ESCRITA
VOCÊ SABE QUAL É ESTE POEMA DE VINÍCIUS DE MORAES?
TENTE ESCREVÊ-LO.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Você sabe identificar a hipótese dessa criança??
Saber identificar o que a criança pensa a respeito da escrita é ponto de partida para nossas ações e intervenções para que ela possa avançar, compreender e fazer uso do sistema de base alfabética.
Veja agora uma boa oportunidade para você avaliar se está interpretando corretamente a hipótese de escrita de seus aluno.
(1 Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos ( que não podem ser lidos) de “escritos”( que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
(2) Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
(3) Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
(4) Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.
(5) Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.
(6) Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
(7) Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.
RESPOSTA: ENVIE A RESPOSTA PARA O E-MAIL: neuzaschonherr@hotmail.com
E receberá a resposta correta e comentários.
<><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><>
Quer saber mais? |
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (LETRA E VIDA), Guia do Formador do Módulo I
NOME DO ALUNO:______________________________
DATA:________________________ATIVIDADE
ESCREVA O SEU NOME E OS DOS AMIGOS DE SUA MESA
1. ___________________________________________
2. ___________________________________________
Essa é uma boa atividade para alunos que ainda não relacionam a escrita com a fala. Permite a interação entre os alunos. Para a realização desta atividade, os alunos necessitarão de apoio escrito: ou uma lista com o nome dos alunos da classe exposta na parece, com letras visíveis ou o crachá. Lembramos que o crachá devera conter o nome do aluno em letras tipo bastão, se nenhuma imagem, figura ou marcação que desvie a atenção do aluno.
Essa é uma boa atividade para alunos que ainda não relacionam a escrita com a fala. Permite a interação entre os alunos. Para a realização desta atividade, os alunos necessitarão de apoio escrito: ou uma lista com o nome dos alunos da classe exposta na parece, com letras visíveis ou o crachá. Lembramos que o crachá devera conter o nome do aluno em letras tipo bastão, se nenhuma imagem, figura ou marcação que desvie a atenção do aluno.
3. ___________________________________________
4. ___________________________________________
Intervenção do professor:
O professor poderá planejar suas intervenções:
- que letra começa? Que letra termina?
- sempre considerando os conhecimentos que o aluno possua sobre a escrita ( se já utiliza letra, se conhece as letras do alfabeto, qual o repertório dessa criança. Porisso é importante que o professor saiba o que o aluno sabe.
NOME:________________________________________________________________
DATA:_____/_______________TURMA:______________________________________
1. Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e descubra o que
aconteceu com estes animais.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________ (acordar).
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo da pata. Tanto o ratinho ________ (pedir) e ____________(implorar) que o leão __________ (desistir) de esmagá-lo e __________ (deixar) que fosse embora. Algum tempo depois o leão _________ (ficar) preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso _______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer) as cordas e soltou o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
(in: Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. 1990, p. 61. Trad. Heloisa Jahn)
a. A história da fábula é sobre algo que já aconteceu ou irá acontecer?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Quais as palavras que ajudaram a perceber isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora distribua as palavras que você utilizou para completar o texto nas colunas abaixo:
Palavras preenchidas nas lacunas que se referem ao leão | Palavras preenchidas nas lacunas que se referem ao ratinho |
O que estas palavras indicam em relação às personagens?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
c. Exponha o que descobriram aos colegas da classe e ouça as conclusões a que chegaram. Ajude seu professor a construir um registro sobre as descobertas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________