ORIENTAÇÕES PARA A SONDAGEM

ORIENTAÇÃO PARA A SONDAGEM INICIAL
PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE:
1.      CICLO I – ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA LER E ESCREVER

2.      PARA ALUNOS DA 5 SÉRIE/6º ANO
·         Para os alunos que estão no Pré-silábico e silábico (sem valor sonoro ou com valor sonoro)
o   A  ATIVIDADE DEVE SER REALIZDA INDIVIDUALMENTE
o   LISTA DE  4  PALAVRAS:POLISSÍLABA/TRISSÍLABA/DISSÍLABA/MONOSSÍLABA. As  sílabas contíguas         não podem repetir as mesmas vogais.  Explicar para os alunos que as palavras devem ser escritas uma abaixo da outra)
·         Palavras em ordem decrescente em relação ao número de sílabas
·         Ditrar sem forçar a silabação das palavras.
·         Solicitar a leitura da criança
·         Não corrigir
·         Caso algum aluno se coloque sem disponibilidade para escrever, o professor deve encorajá-lo a escrever como ele acha que deva ser escrito.
·         Necessita esclarecer  par a o aluno que se trata de uma atividade para saber como ele pensa que se escreve e não uma tarefa para ser considerada certa ou errada.
PARA OS ALUNOS QUE JÁ CONHECEM O SISTEMA DE BASE ALFABÉTICA ( COM PROBLEMAS DE ORTOGRAFIA, SEGMENTAÇÃO, PARAGRAFAÇÃO.) OS PROFESSORES DEVERÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE DE REESCRITA.
PARA OS ALUNOS DO CICLO II  - REESCRITA DE UM CONTO – DEVIDO A SUA  COMPOSIÇÃO TEXTUAL)
Saiba mais:
·         Material do Ler e escrever – disponível no site www.educacao.sp.gov.br
·         Material programa  de Formação de Professores  alfabetizadores – LETRA E VIDA
·         “A escrita do nome”, capítulo do livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, Ana Teberosky.São Paulo, UNICAMP/Trajetória Cultural
·         “Como fazer o conhecimento do aluno avançar”, capítulo do livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, de Telma Weisz. São Paulo.Ática
·         Ler e Escrever na Escola: o real, o possível, o necessário, de Delia Lerner. Porto Alegre, Artmed.2001

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA