ORIENTAÇÕES PARA A SONDAGEM
1. CICLO I – ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA LER E ESCREVER
2. PARA ALUNOS DA 5 SÉRIE/6º ANO
· Para os alunos que estão no Pré-silábico e silábico (sem valor sonoro ou com valor sonoro)
o A ATIVIDADE DEVE SER REALIZDA INDIVIDUALMENTE
o LISTA DE 4 PALAVRAS:POLISSÍLABA/TRISSÍLABA/DISSÍLABA/MONOSSÍLABA. As sílabas contíguas não podem repetir as mesmas vogais. Explicar para os alunos que as palavras devem ser escritas uma abaixo da outra)
· Palavras em ordem decrescente em relação ao número de sílabas
· Ditrar sem forçar a silabação das palavras.
· Solicitar a leitura da criança
· Não corrigir
· Caso algum aluno se coloque sem disponibilidade para escrever, o professor deve encorajá-lo a escrever como ele acha que deva ser escrito.
· Necessita esclarecer par a o aluno que se trata de uma atividade para saber como ele pensa que se escreve e não uma tarefa para ser considerada certa ou errada.
PARA OS ALUNOS QUE JÁ CONHECEM O SISTEMA DE BASE ALFABÉTICA ( COM PROBLEMAS DE ORTOGRAFIA, SEGMENTAÇÃO, PARAGRAFAÇÃO.) OS PROFESSORES DEVERÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE DE REESCRITA.
PARA OS ALUNOS DO CICLO II - REESCRITA DE UM CONTO – DEVIDO A SUA COMPOSIÇÃO TEXTUAL)
· Material programa de Formação de Professores alfabetizadores – LETRA E VIDA
· “A escrita do nome”, capítulo do livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, Ana Teberosky.São Paulo, UNICAMP/Trajetória Cultural
· “Como fazer o conhecimento do aluno avançar”, capítulo do livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, de Telma Weisz. São Paulo.Ática
· Ler e Escrever na Escola: o real, o possível, o necessário, de Delia Lerner. Porto Alegre, Artmed.2001
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.