PAUTA DO 1º ENCONTRO- CICLO II - RECUPERAÇÃO PARALELA
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
1º ENCONTRO COM P.C. CICLO II
DATA: 11/02/2011
ASSUNTO: DIAGNÓSTICO INICIAL
Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem
Corresponde, necessariamente,
Um professor sujeito de sua prática docente.
Telma Weisz
· Subsidiar o trabalho do PC do ciclo II e os professores responsáveis pelo ciclo I, nas unidades escolares que não comportam PC, junto a seus respectivos professores para a 1ª sondagem diagnóstica junto aos alunos.
· Apresentar e discutir hipóteses de escrita de alunos que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente.
· Possibilitar a compreensão de que há atos inteligentes por trás das estranhas escritas dos alunos que não sabem ler e escrever.
· Incentivar os professores a identificarem os avanços, as dificuldades e as necessidades de aprendizagem de seus alunos.
· Saber o que as crianças sabem a respeito da escrita e do sistema numérico
· Analisar a produção escrita
· Compreender a sondagem como um dos recursos que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e sobre o sistema de numeração.
· Repertoriar o PC para os procedimentos necessários para elaborar uma lista.
· Subsidiar o PC para a analise da produção escrita dos alunos.
CONTEÚDOS:
· Hipóteses de escrita
· Análise de escritas não convencionais
· Observação das possibilidades de intervenção do professor em uma situação diagnóstica.
Atividade 1: Leitura de um texto pela formadora. ( 10´ )
Crônica de Walcyr Carrasco É proibido achar (Revista Vejinha – 19/05/2010)
Atividade 2 - FALA DA COORDENADORA DA OFICINA PEDAGÓGICA (20’)
Atividade 3: Hipóteses de escrita (20´)
No coletivo, a partir da concepção de que a alfabetização é a aprendizagem do sistema de escrita e da linguagem escrita em seus diversos usos sociais , a criança, mesmo sem saber ler e escrever já pensa sobre a escrita e há atos inteligentes por trás das letras.
Em grupos analisar as produções escritas das crianças que ainda não escrevem convencionalmente.
Intervalo (15´) Atividade 5- Socialização
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.