PAUTA DO 1º ENCONTRO- CICLO II - RECUPERAÇÃO PARALELA

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
1º ENCONTRO COM P.C. CICLO II
DATA: 11/02/2011
ASSUNTO: DIAGNÓSTICO INICIAL

Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem
Corresponde, necessariamente,
Um professor sujeito de sua prática docente.
Telma Weisz
OBJETIVOS
·         Subsidiar o trabalho do PC do ciclo II e os professores responsáveis pelo ciclo I, nas unidades escolares que não comportam PC, junto a seus respectivos professores para a 1ª sondagem diagnóstica junto aos alunos.
·         Apresentar e discutir hipóteses de escrita de  alunos que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente.
·         Possibilitar a compreensão de que há atos inteligentes por trás das estranhas escritas dos alunos que não sabem ler e escrever.
·         Incentivar os professores  a identificarem os avanços, as dificuldades e as necessidades de aprendizagem de seus alunos.
·         Saber o que as crianças sabem a respeito da escrita e do sistema numérico
·         Analisar a produção escrita
·         Compreender a sondagem como um dos recursos que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e sobre o sistema de numeração.
·         Repertoriar o PC  para os procedimentos necessários para elaborar uma lista.
·         Subsidiar  o PC para a analise da produção escrita dos alunos.

CONTEÚDOS:
·         Hipóteses de escrita
·         Análise de escritas não convencionais
·         Observação  das possibilidades de intervenção do professor em uma situação diagnóstica.
Atividade 1:  Leitura de um texto pela formadora. ( 10´ )
Crônica de Walcyr Carrasco É proibido achar (Revista Vejinha – 19/05/2010)

Atividade 2 - FALA DA COORDENADORA DA OFICINA PEDAGÓGICA (20’)

Atividade 3: Hipóteses de escrita (20´)
No coletivo,  a partir da concepção  de que a alfabetização é a aprendizagem do sistema de escrita e da linguagem escrita em seus diversos usos sociais , a criança, mesmo sem saber ler e escrever já pensa sobre a escrita  e há atos inteligentes por trás das letras.

Atividade 4: Análise de listas (30´)
            Em  grupos analisar   as produções escritas das crianças que ainda não escrevem  convencionalmente.

Intervalo        (15´)                                              Atividade 5- Socialização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA