TRABALHANDO ORTOGRAFIA
ATIVIDADE 3:
NOME:___________________________________________________________________________
DATA: _____ /_______________ TURMA:____________________________________________
1.
Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e descubra o que
aconteceu
com estes animais.
O LEÃO E O RATINHO
Um
leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma
árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________ (acordar).
Todos
conseguiram fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo da pata. Tanto
o ratinho ________ (pedir) e ____________(implorar) que o leão __________
(desistir) de esmagá-lo e __________ (deixar) que fosse embora.
Algum
tempo depois o leão _________ (ficar) preso na rede de uns caçadores. Não
conseguindo
se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso
_______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer)
as
cordas e solto o leão.
Moral:
Uma boa ação ganha outra.
(in:
Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. 1990, p. 61. Trad. Heloisa Jahn)
Atividade
do aluno
1.
A história da fábula é sobre algo que já aconteceu ou irá acontecer? Quaisas
palavras que ajudaram a perceber isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Agora distribua as palavras que você utilizou para completar o texto nas
colunas abaixo:
O
que estas palavras indicam em relação às personagens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exponha o que descobriram
aos colegas da classe e ouça as conclusões a que chegaram. Ajude seu professor
a construir
um registro sobre as descobertas
ATIVIDADE 4:
L / U FINAIS
Observando o uso do u no final dos verbos
Objetivo
·
Sensibilizar os alunos para as diferenças entre a grafia de
palavras terminadas com L e U a partir da comparação entre verbos e
substantivos.
Planejamento
·
Quando realizar? Em qualquer época do ano, a partir dos resultados
da avaliação periódica dos conhecimentos ortográficos de sua turma. Lembre-se
de garantir a apreciação dos textos e divulgação dos dados do autor antes da
exploração da ortografia.
·
Como organizar os alunos? Depois da discussão coletiva do texto,
devem realizar a atividade em duplas.
·
Que materiais serão necessários? Folha da atividade e caderno.
·
Qual a duração? Cerca de 50
minutos.
Encaminhamento
·
A discussão sobre a fábula poderá variar caso você já tenha, ou
não, trabalhado o
texto
no projeto Confabulando com Fábulas. Faça a leitura da fábula com alunos
e conversem com eles sobre o conteúdo do texto, resgatando as impressões sobre a
fábula.
·
Proponha que os alunos completem o texto da fábula O leão e o
ratinho, preenchendo as lacunas com as palavras indicadas (verbos no
pretérito perfeito, sendo que os mesmos estão entre parênteses, no infinitivo).
·
Após esse momento, a proposta é que observem as palavras
utilizadas para completar o texto, indicando o que têm em comum. Neste caso,
trata-se de perceberem que as palavras terminam com a mesma letra e representam
as ações feitas pelo leão e o ratinho.
·
Durante a discussão circule pelas duplas fazendo perguntas e
instigando-os a observarem mais a lista de palavras e descobrirem aspectos
relacionados ao que elas representam no texto – em que tempo estão – sem,
contudo, inviabilizar o olhar do grupo. É importante que desenvolvam a
capacidade de observar extraindo características ainda que, no início, levantem
características que não se relacionam aos objetivos de ensino da gramática
presentes na atividade.
|
|
||||
|
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
PARA O PROFESSOR
Após a
observação das palavras destacadas os alunos deverão perceber o que elas
têm em comum.
·
Na atividade de comparação e análise dos verbos
retirados da fábula e dos substantivos
retirados do
poema, o objetivo é que os alunos consigam, a partir da leitura em voz alta,
perceber que as palavras têm um mesmo som, mas terminações
gráficas
diferentes.
·
Em seguida, no item d o grupo deve observar que de
um lado temos as ações do leão e do ratinho – os verbos –, e que na segunda
coluna as palavras não representam
ações e sim
nomes. É possível que alguns alunos conheçam a denominação
gramatical:
substantivo. De uma ou de outra forma, após estas constatações você pode
informar a classe gramatical, explicando que esta informação contribui para
escrever corretamente palavras com L e U.
·
Oriente os registros das discussões no caderno,
tanto os da dupla quanto o coletivo, colocando data e título da atividade.
·
De acordo com os conhecimentos e as possibilidades
de sua classe verifique a pertinência de ler e discutir com eles o texto
abaixo:
Fique sabendo!
A maior parte
das palavras da Língua Portuguesa enquadram-se em categorias
gramaticais que
funcionam como caixinhas organizadoras
das palavras pelo que
elas têm de
semelhante. Você observou que as
palavras teminadas em L, neste texto, são nomes, elas são conhecidas
gramaticalmente como substantivos: são
palavras que nomeiam seres em geral (livro, gato), fenômenos (chuva). Estas palavras se caracterizam por serem
variáveis: pode-se dizer o cristal ou os
cristais; o
menino e a menina.
Outra categoria
que você conheceu nesta atividade é a dos verbos. Verbo, como você observou é
uma palavra, também variável, que representa um processo, ou seja, algo que se
passa no tempo (ação, estado, fenômeno
da natureza).
Há outras regras
que ajudam a escrever palavras com L e U que você estudará adiante.
NOME:_______________________________________________________________
DATA:
_____ /_______________ TURMA:____________________________________________
1.
Agora leia o poema.
Mariana e seu varal
Sylvia Orthof
NUM
VARAL DE UMA SEREIA
QUE
SE CHAMA MARIANA
VEJO
UM VESTIDO DE RENDA
PRATEADA
DE ESCAMA.
NO
VARAL DE MARIANA,
FAZ-DE-CONTA
ACONTECEU,
NOS
GESTOS DE MARIANA
LENÇOL
D’ÁGUA SE ESTENDEU.
QUANTAS
PÉROLAS DE ESPUMA
QUE
SE AVOAM NO VARAL,
NOS
OLHOS DE MARIANA
HÁ
REFLEXOS DE VITRAL.
A
SEREIA MARIANA
LAVA
SOBRE O OCEANO
MEUS
LENÇOS DE VELAS BRANCAS
DE
SAL MOLHADO NUM PANO.
HÁ
COISAS EM CADA INFÂNCIA
QUE
AS PALAVRAS NÃO DIZEM,
OS
CRISTAIS DOS FUNDOS MARES
NÃO
HÁ HUMANOS QUE PISEM.
Atividade
do aluno
a.
Sobre o que fala o poema? Converse com seus colegas.
b. Retire do texto todas as palavras em destaque,
observe-as e responda:
o
que elas têm em comum?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Na segunda estrofe do poema aparecem duas
palavras que indicam coisas
que aconteceram e que têm a mesma terminação das
palavras que você organizou em lista, no texto O leão e o ratinho. Estas
palavras são
______________________________________________________________________.
2. Lendo as palavras do quadro nota-se que elas têm
diferenças na escrita; na primeira coluna as palavras terminam com U e na
segunda com L. Estas palavras possuem sons semelhantes. Esta semelhança pode
causar confusão na hora de escrevê-las.
Atividade do
aluno
Na atividade 3
você descobriu que as palavras terminadas em U, no texto, representam as ações
dos personagens (leão e ratinho) e indicam um tempo passado. Estas palavras são
chamadas gramaticalmente de verbos.
a. E as palavras da coluna 2 representam a mesma
coisa? Explique:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
b. Você sabe o nome que estas palavras recebem na
categorização gramatical
das palavras da língua portuguesa? Converse com os
colegas e
professor.
Agora você já consegue escrever uma dica ortográfica
para o uso do L e do
U nessas situações?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com seu professor elabore um cartaz com a dica
elaborada por vocês para afixar na sala. Aproveite para anotar também o quadro
abaixo em um cartaz. É mais uma curiosidade...
Esta
língua!!!
Estas
descobertas certamente irão ajudá-lo a resolver vários problemas
de
escrita de palavras com L e U, mas nem todos... Veja!!!
Mal
ou Mau?
Para
não errar é bom decorar:
Se
for o contrário de bom é mau.
Se
for o contrário de bem é mal.
Veja:
Ela passou mal.
Ele
se comportou mal.
Aquele
menino é mau..
Ele
era um mau
aluno.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.