DICAS PARA PROMOVER APRENDIZAGENS
DICAS
PRÁTICAS PARA O PLANEJAMENTO DO TRABALHO:
PARA TODOS OS ALUNOS E QUE COLABORAM PARA O AVANÇO DA
APRENDIZAGEM DE TODOS, INCLUSIVE DOS ALUNOS DE INCLUSÃO
1.
LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS ( CONTOS, CONTOS FANTÁSTICOS, CONTOS TRADICIONAIS (
Câmara Cascudo, tem ótimos contos), histórias contemporâneas, lendas
2.
LEIA COM ELES, EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS:
PARLENDAS, QUADRINHAS, POEMAS, ADIVINHAS E OUTROS TEXTOS MEMORIZÁVEIS. Os textos podem estar em num cartaz no mural, em um
papel, com uma cópia para cada aluno ou mesmo escritos na lousa
3. Proponha
também momentos de leitura nos quais:
a.
Possam explorar
livros, revistas e jornais livremente, como na biblioteca, canto de leitura,..
b.
PosSam ler ajudados
pelo professor, com diferentes propósitos.
c.
Possam ler, com a
ajuda do professor, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o conhecimento
que já possuem sobre a função da escrita.
ATENÇÃO: Sempre que possível, leve o suporte no qual o texto foi impresso.
Se for uma notícia de jornal, procure levar o jornal para que os alunos tenham
contato com esse portador.Se for um verbete de enciclopédia, leve o volume do
qual foi extraído. Um conto. O livro. As regras de um jogo? O folheto de instruções
ou até mesmo a tampa da caixa do jogo.
COM RELAÇÃO À ESCRITA:
1. ESCREVA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA
a.
Uma lista de palavras cujo tema tenha
significado no contexto de trabalho realizado até o momento.
b.
CARTAS ou bilhetes, produzidos de forma conjunta
com a turma.o assunto pode variar: bilhete para pesquisar o nome dos
familiares, para obter informações sobre as datas de nascimento, outras
solicitações que estejam no contexto.
2. PROFESSOR: PROPONHA QUE OS ALUNOS ESCREVAM
TODOS OS DIAS
a.
o próprio nome, em pelo menos um dos seus
trabalhos do dia, com consulta ou não.
b.
A data em pelo menos um dos seus trabalhos do
dia, copiando-a da lousa.
3. ESCREVA NA FRENTE DELE DELES TODOS OS DIAS
A atividade que será desenvolvida,
os grupos que irão trabalhar,o título do texto que ser lido no momento de
leitura.
4. COM ALUNOS
QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE( PRÉ-SILÁBICOS, SILÁBICOS SEM
VALOR SONORO, OU COM VALOR SONORO E SILÁBICO ALFABÉTICO)
a.
Criar atividades voltadas para aprendizagem do
alfabeto, ou seja, dos nomes das letras e da forma gráfica de cada uma delas.
b.
Criar atividades com letra móveis.
5.
Elaboração de projetos de Leitura e Escrita,
onde o produto final será socializado: com os pais, alunos de outra turma,
alunos de outro período. Ex. mural com produções de contas, ou poesia, ou
receitas, ou cantigas, ou piadas,etc....
6.
Como a leitura de textos literários será diária,
o professor , poderá elaborar uma planilha
onde será registrado os títulos dos textos, ou livros lidos . SUGESTÃO
DATA
|
TÍTULO
|
AUTOR
|
EDITORA
|
GÊNERO
|
OBS.
|
7.
CONHECER
O NOME E A FORMA DAS LETRAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO SE
ALFABETIZANDO. ALÉM DISSO , OS ALUNOS TÊM DE CONHECER A FORMA GRÁFICA DAS
LETRAS E A ORDEM ALFABÉTICA.
Assim , o professor , pode:
a. Afixar as letras do alfabeto completo em
letra bastão para que os alunos colem em seu caderno,
b. Fazer um marcador de livros, ou ficha
avulsa com o alfabeto completo, para que
possam utilizá-lo sempre que precisarem.
c. Organizarem atividades de completar com
letras do alfabeto, utilizando esse material ,
d. Completar o alfabeto que está incompleto. A
criança deverá ser solicitada a
identificar a letra e completar a planilha.
e. Propor aos alunos que analisem quais as
letras que compõem seu nome, o determinado objeto
f.
No
reforço, principalmente, a professora
ensinará os alunos a cantarolar o abecedário.
8. AS ATIVIDADES COM O ALFABETO DEVEM
ACONTECER APENAS, ENQUANTO HOUVER ALUNOS QUE NÃO SABEM O NOME DAS LETRAS,.
DEPOIS DISSO, ELES PERDEM A FUNÇÃO
9. SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM O NOME PRÓPRIO:
a.
Bingo de letras
b.
Bingo de nomes
c.
Caça-palavras ( cuidado com a quantidade de nomes)
d.
Jogo de forca
e.
Alfabeto móvel
f.
Listas
g.
Alfabeto móvel
h.
Escrita coletiva
i.
Acróstico (
composição poética em que cada letra de uma palavra pode formar outra palavra
ou frase). O acróstico pode ser trabalhado com letras móveis de madeira, ou na
lousa e deve sair de um mesmo campo semântico( nome próprio/frutas/animais...)
OBJETIVOS:
·
PROPORCIONAR À
CRIANÇA UM CONTATO SISTEMÁTICO COM A PALAVRA ESCRITA.
·
CONHECER O
SIGNIFICADO DA PALAVRA ESCRITA E COMPREENSÃO DO SEU USO SOCIAL
·
RECONHECER E
APRNDER ESCREVER SEU PRÓPRIO NOME.
·
RECONHECER A
ESCRITA DO NOME PRÓPRIO COMO FONTE DE IFORMAÇÃO E DE CONFLITOS.
·
VER NO BLOG MAIS
SUGESTÕES
10. TRABALHO COM
LISTAS
11. TRABALHO COM
TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA...
12. Professor: o importante é propor atividades
onde o aluno ora faça a atividade sozinho, e ora faça com alguém que possa
colaborar para que avance no processo ( veja sugestões no material do 1º
encontro)
13. Para os
alunos alfabéticos, mas que ainda tem erros ortográficos, o trabalho com dicionário é fundamental,
principalmente para a escrita de palavras de natureza irregular.
Tão importante quanto a atividade em si
é o modo como ela será desenvolvida junto aos alunos.
Uma boa situação de aprendizagem exige
que o aluno coloque em jogo tudo o que sabe, para aprender o que não sabe.
Pense e reflita: Qual o desafio posto para o aluno
quando uma atividade é uma mera cópia?
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.