Sabores da Leitura
SABORES DE LEITURA
As Unidades Escolares estão recebendo a
publicação “Sabores da Leitura”, material
elaborado pela Prof.ª Cilza Bignotto e organizado pela equipe de Língua
Portuguesa, contendo sequências de atividades com foco no ensino de leitura,
utilizando textos dos acervos escolares. As atividades foram apresentadas e
discutidas em 2011, numa série de três videoconferências “Sabores da Leitura”,
que estão disponíveis nos links abaixo,
conforme segue:
· VC Mitos e lendas
- 08.08.2011
· VC Poesia -
12.09.2011
· VC Romance -
03.10.2011
As
situações de aprendizagem da coletânea “Sabores da Leitura” são sugestões para
um trabalho diferenciado, de complementação ao desenvolvimento do Currículo de
Língua Portuguesa, tanto nos anos finais do Ensino Fundamental, como no Ensino
Médio.
Há
diversas ideias que podem ser utilizadas pelos professores, especialmente por
aqueles que têm, em suas turmas, alunos com dificuldades de aprendizagem, ou
que apresentem alguma defasagem em relação ao que é esperado para o ano ou
série em que se encontram. As propostas contribuem, também, para o trabalho
desenvolvido pelos Professores da Sala de Leitura.
Considerando
a publicação “Sabores da Leitura”, os Professores Coordenadores podem orientar
os professores titulares e os auxiliares, bem como aqueles com turmas de
Recuperação Intensiva, a articularem suas ações e elaborarem seus projetos e
planos de aulas para desenvolvimento das competências de leitura e de escrita,
com base em diagnósticos realizados e/ou resultados das provas do Saresp e da
Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP.
Recomendamos um olhar atento
ao Ciclo Intermediário, prioritariamente às habilidades testadas com alunos do
6º ano EF, na AAP, para que os planos de ensino contemplem, também, o seu
desenvolvimento ou aprimoramento, com vistas a garantir a aprendizagem e o
melhor desempenho das turmas, em relação às práticas sociais de leitura e de
escrita.
Lembramos, ainda, que os alunos estão em processo de letramento ao longo de
todo o período de escolaridade, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental
até o Ensino Médio e mais do que isso, durante toda a vida, enquanto usuários
da língua. Assim, ainda que alguns necessitem de atenção especial por
apresentarem dificuldades no processo de aquisição da escrita, ressaltamos a
importância de se considerar a concepção de que as práticas de leitura e de
escrita são atividades realizadas em um contexto histórico e social e que,
portanto, demandam um conjunto de saberes, que precisam ser ensinados1.
É importante ler,
antecipadamente, a Introdução aos “Sabores da Leitura” (pp. 3 a 7), onde estão
explicados todos os aspectos envolvidos na proposta das oficinas de leitura:
atitudes e procedimentos, estratégias de leitura, diferentes modos de ler,
entre outros. (Adaptação do texto do Boletim semanal CGEB Nº 47, de 22 de janeiro de 2014)
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