EJA MUNDO DO TRABALHO


ORIENTAÇÃO TÉCNICA CENTRALIZADA
 



No primeiro dia, após a apresentação dos formadores foi apresentado aos participantes o objetivo do Encontro, destacando que:
  • O material tem como eixo (condição para sua utilização junto às turmas da EJA a interdisciplinaridade;
  •  Algumas informações sobre o material são importantes, já que não há um material específico para a EJA, a não serem adaptações e o livro didático;
  •  Na PMSP "EJA no mundo do trabalho" é uma disciplina.



 Acompanhamento das/nas discussões
Atividades em grupos

  • No uso do material EJA Mundo do Trabalho e considerando o Currículo é necessário rever algumas implicações pedagógicas:
I – Atividade 1: (Re) Conhecendo o que o aluno já sabe: Levantamento dos conhecimentos prévios e duas relações entre o ensino e aprendizagem.
1 Objetivos
  • Discutir a importância dos conhecimentos prévios na EJA
  • Analisar as diferenças entre os pré-requisitos e levantamento dos conhecimentos prévios,
  • Problematizar o reflexo das expectativas do professor sobre as capacidades de aprendizagem, dos alunos nas práticas pedagógicas empreendidas em sala de aula.
                                                                                                                  
Frente aos objetivos propostos, os conteúdos abordados foram:
·         Conhecimentos sistematizados - presente
Como se aproximar da realidade dele
Trabalhar o conhecimento do aluno em benefício da aprendizagem do aluno

Temos então: a Escola e  o Aluno
 A escola : Conhecimento sistematizado 
Aluno:   Conhecimentos informais (vivências) 
Nesse contexto,  a Música "Gentileza" - Marisa Monte  foi lembrada e no coletivo foi discutida a articulação entre a música e o tema em discussão. 
                          
Para reflexão : O que vale mais a sabedoria ou os conhecimentos sistematizados (instrução)?

Quem são os alunos que estão na EJA?

Conteúdo dado nem sempre é assimilado.


Visitas às unidades escolares - a partir da última semana de abril 
Hora da Socialização das discussões

Após esse momento de interação e discussão de ideias pertinentes ao tema, os participantes se organizaram pequenos grupos, composto por diferentes Diretorias. Essa opção permite que os participantes pensem, discutam sobre os diferentes contextos, pois cada Diretoria tem sua especificidade.

Foi distribuído para cada grupo um texto, onde a comanda era para que cada grupo Identificasse e analisasse, por meio de diferentes gêneros do discurso, situações vividas e práticas educativas recorrentes na EJA:
Cada grupo recebeu um dos textos abaixo
Grupo 1 – O santinho - Crônica de Luiz Fernando Veríssimo
Grupo 2 - A história da Marta
Grupo 3 – Música Marvin – Titãs
“Quais as possíveis relações do texto com a EJA?”

No texto “A história da Marta”, cada participante do encontro utilizando somente uma palavra como descreveria Marta. Para tanto o texto teria que ser lido, já que os demais grupos não tinham. Foi uma estratégia de levantamentos de conhecimentos prévios de cada participante e o desafio era organizar um texto conciso que representasse um consenso após as discussões.

II - Atividade 2: Exibição do vídeo “A arte de argumentar”

Após a exibição do vídeo, comentários sobre o tema abordado e suas implicações Como trabalhar com vídeos, filmes há 5 estratégias (Ver São Paulo faz escola/ implementação do currículo/roteiros.

Cuidados com fatos e opiniões são conceitos de natureza diferentes. A opinião sustenta o ponto de vista (capacidade de convencer). Foi destacada a importância de fugir do senso comum. A exibição dos vídeos “Cordel e sua história” e “Vida Maria” também aconteceu. Em todo momento, os participantes eram instigados a contribuir com comentários, pontos de vista e suas experiências/vivências.

Encerramos o encontro no 1ª dia após a elaboração de um plano de ações pertinente ao conteúdo desenvolvido no encontro. Após a socialização o encontro foi encerrado

O 2º dia do encontro teve como objetivo a problematização de ações Interdisciplinares. Através de discussão sobre as possíveis articulações entre as disciplinas dos anos finais e o Mundo do trabalho.













A proposta foi a partir de unidades distintas discutir as doenças causadas por bactérias e as doenças no trabalho. Após a elaboração de uma Sequência Didática, os grupos socializaram as situações de aprendizagem que contemplasse os conteúdos abordados.

De modo geral, todos os grupos iniciaram a SD com o levantamento dos conhecimentos prévios, o respeito ao meio em que ele vive. Em alguns dos grupos, pode-se perceber que o conteúdo ainda se mantém como prioridade no processo ensino e aprendizagem. A última atividade proposta aos participantes era trabalhar as intervenções junto aos alunos da EJA. Mesmo, os assuntos abordados não serem novidades, mas nosso olhar sempre é um novo olhar sobre esta “revisitada" ao material, ampliando desse modo, nosso repertório de formador. E como formadores de formadores precisamos de subsídios para nosso trabalho também.  O formador só fará a diferença se, tendo o foco na aprendizagem do aluno, for capaz de olhar para outros dois aspectos extremamente relevantes: o processo de compreensão do professor e a natureza do objeto de ensino. 

Assim, o único caminho para atingir uma prática coerente é refletir sobre situações concretas, analisando as estratégias formativas que foram postas em ação e ouvir a voz dos atores envolvidos. Para que o professor assuma uma atitude reflexiva seu trabalho é preciso garantir as mesmas condições para nós formadores. Creio que nesse encontro tivemos a oportunidade de refletir sobre nossas ações de formadores, tivemos a oportunidade de refletir sobre situações reais e propor situações reais de formação.

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