EJA MUNDO DO TRABALHO
ORIENTAÇÃO TÉCNICA CENTRALIZADA
No primeiro
dia, após a apresentação dos formadores foi apresentado aos participantes o
objetivo do Encontro, destacando que:
- O material tem como eixo (condição para sua utilização junto às turmas da EJA a interdisciplinaridade;
- Algumas informações sobre o material são importantes, já que não há um material específico para a EJA, a não serem adaptações e o livro didático;
- Na PMSP "EJA no mundo do trabalho" é uma disciplina.
Atividades em grupos
- No uso do material EJA Mundo do Trabalho e considerando o Currículo é necessário rever algumas implicações pedagógicas:
I – Atividade 1: (Re) Conhecendo o que o
aluno já sabe: Levantamento dos conhecimentos prévios e duas relações entre o
ensino e aprendizagem.
1 Objetivos
- Discutir a importância dos conhecimentos prévios na EJA
- Analisar as diferenças entre os pré-requisitos e levantamento dos conhecimentos prévios,
- Problematizar o reflexo das expectativas do professor sobre as capacidades de aprendizagem, dos alunos nas práticas pedagógicas empreendidas em sala de aula.
Frente aos objetivos propostos, os
conteúdos abordados foram:
· Conhecimentos
sistematizados - presente
Como se aproximar da realidade dele
Trabalhar
o conhecimento do aluno em benefício da aprendizagem do aluno
Temos então: a Escola e o Aluno
A escola : Conhecimento
sistematizado
Aluno: Conhecimentos informais (vivências)
Nesse contexto, a Música "Gentileza" - Marisa Monte foi lembrada e no coletivo foi discutida a articulação entre a música e o tema em discussão.
Para reflexão : O que vale mais a sabedoria ou os
conhecimentos sistematizados (instrução)?
Quem são os alunos que estão na EJA?
Conteúdo dado nem sempre é assimilado.
Hora da Socialização das discussões
Após esse momento de interação e discussão de ideias pertinentes ao tema, os participantes se organizaram pequenos grupos, composto por diferentes Diretorias. Essa opção permite que os participantes pensem, discutam sobre os diferentes contextos, pois cada Diretoria tem sua especificidade.
Foi distribuído para cada grupo um texto, onde a comanda era para que cada grupo Identificasse e analisasse, por meio de diferentes gêneros do discurso, situações vividas e práticas educativas recorrentes na EJA:
Cada grupo
recebeu um dos textos abaixo
Grupo 1 – O
santinho - Crônica de Luiz Fernando Veríssimo
Grupo 2 - A
história da Marta
Grupo 3 – Música
Marvin – Titãs
“Quais as
possíveis relações do texto com a EJA?”
No texto “A
história da Marta”, cada participante do encontro utilizando somente uma
palavra como descreveria Marta. Para tanto o texto teria que ser lido, já que
os demais grupos não tinham. Foi uma estratégia de levantamentos de
conhecimentos prévios de cada participante e o desafio era organizar um texto conciso
que representasse um consenso após as discussões.
II - Atividade 2: Exibição do vídeo “A arte
de argumentar”
Após a exibição do vídeo, comentários sobre
o tema abordado e suas implicações Como trabalhar com vídeos, filmes há 5
estratégias (Ver São Paulo faz escola/ implementação do currículo/roteiros.
Cuidados com fatos e opiniões são conceitos
de natureza diferentes. A opinião sustenta o ponto de vista (capacidade de
convencer). Foi destacada a importância de fugir do senso comum. A exibição dos
vídeos “Cordel e sua história” e “Vida Maria” também aconteceu. Em todo
momento, os participantes eram instigados a contribuir com comentários, pontos
de vista e suas experiências/vivências.
Encerramos o encontro no 1ª dia após a
elaboração de um plano de ações pertinente ao conteúdo desenvolvido no
encontro. Após a socialização o encontro foi encerrado
O 2º dia do encontro teve como objetivo a
problematização de ações Interdisciplinares. Através de discussão sobre as
possíveis articulações entre as disciplinas dos anos finais e o Mundo do
trabalho.
A proposta foi a partir de unidades
distintas discutir as doenças causadas por bactérias e as doenças no trabalho.
Após a elaboração de uma Sequência Didática, os grupos socializaram as
situações de aprendizagem que contemplasse os conteúdos abordados.
De modo geral, todos os grupos iniciaram a
SD com o levantamento dos conhecimentos prévios, o respeito ao meio em que ele
vive. Em alguns dos grupos, pode-se perceber que o conteúdo ainda se mantém
como prioridade no processo ensino e aprendizagem. A última atividade proposta
aos participantes era trabalhar as intervenções junto aos alunos da EJA. Mesmo,
os assuntos abordados não serem novidades, mas nosso olhar sempre é um novo
olhar sobre esta “revisitada" ao material, ampliando desse modo, nosso
repertório de formador. E como formadores de formadores precisamos de subsídios
para nosso trabalho também. O formador
só fará a diferença se, tendo o foco na aprendizagem do aluno, for capaz de
olhar para outros dois aspectos extremamente relevantes: o processo de
compreensão do professor e a natureza do objeto de ensino.
Assim, o único
caminho para atingir uma prática coerente é refletir sobre situações concretas,
analisando as estratégias formativas que foram postas em ação e ouvir a voz dos
atores envolvidos. Para que o professor assuma uma atitude reflexiva seu
trabalho é preciso garantir as mesmas condições para nós formadores. Creio que
nesse encontro tivemos a oportunidade de refletir sobre nossas ações de formadores,
tivemos a oportunidade de refletir sobre situações reais e propor situações reais
de formação.
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