Sabores de leitura
SABORES DE LEITURA
As Unidades Escolares estão recebendo a
publicação “Sabores da
Leitura”,material elaborado pela Prof.ª Cilza Bignotto e organizado pela
equipe de Língua Portuguesa, contendo sequências de atividades com foco no
ensino de leitura, utilizando textos dos acervos escolares. As atividades foram
apresentadas e discutidas em 2011, numa série de três videoconferências
“Sabores da Leitura”, que estão disponíveis nos links abaixo, conforme
segue:
· VC Mitos e lendas -
08.08.2011
· VC Poesia -
12.09.2011
· VC Romance - 03.10.2011
As situações de aprendizagem da coletânea “Sabores
da Leitura” são sugestões para um trabalho diferenciado, de complementação ao
desenvolvimento do Currículo de Língua Portuguesa, tanto nos anos finais do
Ensino Fundamental, como no Ensino Médio.
Há diversas ideias que podem ser utilizadas pelos
professores, especialmente por aqueles que têm, em suas turmas, alunos com
dificuldades de aprendizagem, ou que apresentem alguma defasagem em relação ao
que é esperado para o ano ou série em que se encontram. As propostas
contribuem, também, para o trabalho desenvolvido pelos Professores da Sala de
Leitura.
Considerando a publicação “Sabores da Leitura”, os
Professores Coordenadores podem orientar os professores titulares e os
auxiliares, bem como aqueles com turmas de Recuperação Intensiva, a articularem
suas ações e elaborarem seus projetos e planos de aulas para desenvolvimento
das competências de leitura e de escrita, com base em diagnósticos realizados
e/ou resultados das provas do Saresp e da Avaliação da Aprendizagem em Processo
- AAP.
Recomendamos
um olhar atento ao Ciclo Intermediário, prioritariamente às habilidades
testadas com alunos do 6º ano EF, na AAP, para que os planos de ensino
contemplem, também, o seu desenvolvimento ou aprimoramento, com vistas a
garantir a aprendizagem e o melhor desempenho das turmas, em relação às
práticas sociais de leitura e de escrita.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.