ATIVIDADE 1: DITADO INTERATIVO Objetivos · Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras. · Incentivar a busca por caminhos para resolver dúvidas ortográficas, recorrendo a regras. Planejamento Quando realizar? Em qualquer época do ano. · Contudo, deve-se ter o cuidado em garantir a apreciação do poema e divulgação dos dados do autor antes da exploração da ortografia. Como organizar os alunos ? Depois da discussão coletiva do texto, devem realizar a atividade individualmente. Que materiais serão necessários ? Folha da atividade e caderno. Qual a duração? Cerca de 50 minutos. Encaminhamento · Antes de comentar o ...
LEITURA COMPARTILHADA Entendemos como Leitura compartilhada , a atividade de leitura que busca a compreensão do texto. Não é uma mera atividade onde cada aluno lê um parágrafo ou determinado fragmento. Trata de uma atividade onde todas as estratégias de leitura são acionadas. · O conhecimento prévio dos alunos é acionado e respeitado, · O aluno é mobilizado a levantar hipóteses sobre o assunto do texto - formular previsões, selecionar informações, confirmar se a hipótese levantada é verdadeira ou não, buscar atribuir sentido, significado ao vocabulário desconhecido no próprio texto. Enfim, compreender o texto. · Todos os alunos participam, · O importante é todos alunos terem o texto em mãos, · ...
ALUNOS DO 6º ANO AO 9º ANO QUE AINDA NÃO SABEM LER E ESCREVER ENFRENTAR ESSE DESAFIO E BUSCAR SOLUÇÕES É POSSÍVEL O que mais ouvimos no cotidiano escolar e no discurso escolar é que há na escola alunos que estão há anos nos bancos escolares e ainda não sabem ler e escrever. As avaliações internas e externas comprovam essa realidade. Esse grave problema merece atenção especial, seja lá qual for sua idade ou ano que esteja matriculado. Segundo, a revista Nova Escola (ano XXVII- nº 250- março 2012), “ o adolescente não pode se tornar o centro de uma situação em que ninguém se responsabiliza pela questão ou, pior ainda, em que o professor de Língua Portuguesa é apontado como o culpado por ela.” Não saber ler e escrever além de implicar em graves conseqüências para o aprendizado em todas as disciplinas. Torna o aluno uma pessoa excluída do processo de aprendizagem e da própria sociedade contemporânea, já denominada sociedade do conhecimento. O ponto de partida é diagnosticarem as s...
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.