Material de Estudo para o Curso de Alfabetização
Texto de Telma Weisz
“Como
se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal resolvido”
O texto aborda o resultado das pesquisas que mostram as duas questõesas que a criança tem que resolver para poder se apropriar de nosso sistema de representação da escrita.
Professores:
Segue
o texto”Como se aprende a ler e escrever, ou prontidão, um problema mal
colocado”.
1.
Anotar no Caderno de Registro, a partir da leitura
do título do texto, tudo que você supõe
que ele
vá tratar. O título é sempre uma fonte
de informação sobre o conteúdo do
texto — a partir dele,
é possível perguntar a nós mesmos "o que já
sabemos sobre esse
assunto?". Desse
modo, acionamos uma série de conhecimentos prévios relacionados ao conteúdo e ao tipo de texto, ou seja, conhecimentos construídos ao longo das nossas
experiências pessoais,
que sempre contribuem para uma
melhor compreensão do que lemos.
2.
Para que as anotações do seu Caderno de Registro fiquem organizadas
e contextualizadas e, com o
passar do tempo, não percam o sentido,
é necessário que você
registre sempre
a orientação dada para a atividade,
os títulos orientadores e a data em que você fez a atividade proposta.
Neste caso, por exemplo:
a. Faça
a primeira leitura, observando no primeiro momento, de forma bem breve,,
especialmente seus subtítulos.
b. Identifique
as ideias principais do primeiro subtítulo e anote-as.
c. Continue
a leitura até o segundo subtítulo e faça os mesmos procedimentos
d. Continue
lendo até o final.
e. Elabore,
por fim uma síntese.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.