As dificuldades dos alunos no processo de aprender ler e escrever - Textos para estudo- reflexão e discussão
O texto “Reflexões sobre a alfabetização: conhecimento e desafios para a
introdução ao mundo letrado”, de Ana Rosa de Oliveira, Gina Sanchez e
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini na busca de respostas para os
questionamentos sobre as dificuldades encontradas no processo de ensinar a ler
e escrever (alfabetização), principalmente nos anos iniciais do ensino
Fundamental. Questionamentos como::
de onde surgem essas dificuldades? Quais são as causas dessa crescente
deficiência? De quem é a culpa desse fracasso: da família, da escola, do espaço
social no qual o aluno está inserido? Dos métodos usados? Da idade de ingresso
da criança na Educação Básica. Assim este primeiro texto pretende proporcionar
uma reflexão aos estudiosos e educadores
Envolvidos com o processo da alfabetização de forma a
trazer contribuições de melhorias ao quadro atual do processo da alfabetização,
discutindo suas principais dificuldades. Vale a pena ler ...talvez encontre não
as respostas mas caminhos para este desafio.
https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp
https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp
O
texto 2, “A Eficiência do
Método Sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização”. aborda o resultado das pesquisas recentes que têm apontado o fracasso da
alfabetização no Brasil e o questionamento dos métodos utilizados. Nesse sentido, procura atender à
demanda urgente de resultados de pesquisas com propostas práticas que visam
contribuir com ideias e soluções capazes de alfabetizar com qualidade crianças
da escola pública. Trata-se de proposta fundamentada na sociolinguística e na
psicolinguística que organiza o trabalho docente com o objetivo de alfabetizar
letrando. Parte da realidade do aluno, desenvolvendo e valorizando a sua
oralidade por meio do diálogo, trabalha conteúdos específicos da alfabetização
e utiliza atividades adequadas às hipóteses dos níveis descritos na psicogênese
da língua escrita. Desenvolve, ainda, a leitura de textos significativos de
diferentes gêneros, interpretação e produção textual.
https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp
https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp
Vale a pena conferir!
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.