Orientações para o planejamento dos 3 primeiros dias de aula em 2017 e cronograma
Professores, Professores Coordenadores, Diretores
Estamos no final de 2016... mas orientações para 2017 estão chegando.
Este ano, elas estão organizadas de modo a atender o calendário previsto
para os três primeiros dias do ano letivo.
Para subsidiar e apoiar esse período foram exibidas 3 Videoconferências:
dias 06/12; 12/12 e a ultima dia 15/12/2016.
A primeira VC teve como foco:
- Retomar a importância do
currículo considerando que, em torno de seus princípios orientadores é que
se constituem orientações básicas para o trabalho do professor em sala de
aula, cursos de formação continuada são oferecidos aos professores e
gestores buscando atualização profissional mantendo uma base comum de
conhecimentos, habilidades e competências considerando a diversidade dos
alunos e das especificidades de cada unidade escolar.
- Acolhimento dos alunos na 1ª
semana de aula em 2017.
- Valorização dos alunos
enquanto protagonistas no processo de construção de seus conhecimentos e
construtor de sua própria história.
- Cronograma para 2017.
- Orientações para esses três
primeiros dias de aula.
- Elaboração de plano de ação
para esse momento (o que priorizar, considerando os resultados do
desempenho dos alunos detectado a partir da análise dos indicadores de
desempenho das AAP, do /SARESP/ e as da Escola).
- Estabelecer prioridades
- Orientações de como realizar
este planejamento.
- Material para este planejamento
será enviado pela SEE/SP.
- Informes gerais sobre as
dúvidas pertinentes a este momento ajustes ao novo contexto
financeiro.
A segunda Videoconferência de 12-12-2016 teve como foco:
- Institucionalizar o
acolhimento na Rede, já que muitas escolas já o realizam.
- Orientar com relação aos 3
primeiros dias de aula.
- A importância de mobilizar toda
a comunidade, grêmio, pais,
- Pais e alunos se sentirem
"pertencentes” ao espaço escolar.
- Depoimentos de algumas
Diretorias sobre ações semelhantes já realizadas.
- Aspectos a serem
considerados neste momento de integração. Documento orientador já enviado
às unidades escolares, via circular.
Acesse documento: Orientadores
A terceira Videoconferência de 15-12-2016 teve como foco:
Esta VC teve como objetivo compreender e analisar os indicadores de
desempenho das Avaliações: AAP/SARESP e da própria unidade escolar.
- O que foi trabalhado em
2016?
- O que os indicadores
apontam?
- Quais as habilidades que os
alunos ainda apresentam muitas dificuldades. Frente aos resultados desta
análise o que e como trabalhar em fevereiro de 2017.
- Refletir sobre o que foi
trabalhado? O que deu certo? E o que não deu?
- Estabelecer o Plano de ação
com este olhar estabelecendo:
- O que
priorizar?
- O que retomar?
- O que complementar?
- O que aprofundar?
- Identificado estes aspectos
da análise realizada, verificar:
- O que os alunos precisam
saber.
- O que os professores
precisam saber.
- Elaborar ações para sanar
ou minimizar essas dificuldades.
- Depoimentos de PCNP e
Supervisores
Aguardem novos documentos orientadores.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.