1ª Orientação Técnica na DE Osasco
A Orientação Técnica realizada no dia 25 de janeiro, deste ano, teve
como objetivo principal apoiar e subsidiar as ações do Professor Coordenador
para o início do ano letivo de 2018, tendo como referência as sugestões e
orientações oriundas dos documentos enviados Às Diretorias do
Estado de São Paulo. O foco foi o acolhimento aos novos alunos, alunos já
matriculados de anos anteriores, professores, funcionários, ou seja, todos os
envolvidos no processo ensino aprendizagem. A Reunião contou 59
participantes e teve início com uma dinâmica de acolhimento que visava a
interação, que em seu primeiro momento. Em teve uma breve apresentação
(nome, escola e uma palavra relacionada ao atual momento). Em seguida foi feito
a leitura de um conto sufista "As longas colheres). Considerando que em
uma atividade de leitura em voz alta é importante que o leitor saiba o
autor ou origem do texto(condições de produção), qual o objetivo.
Enfim, uma breve contextualização. ( condições de produção do texto, de
circulação e recepção do mesmo).Após um breve comentário abordando esses
aspectos interacionais, foi realizada a leitura do texto. No segundo
momento, foram formados subgrupos, onde cada grupo recebeu uma folha de
papel colorset colorido e teriam que desenhar,
recortar uma mão, colocar uma mensagem e colar em um tronco de árvore colado em
uma parede. Foi uma dinâmica leve, tranquila e os resultados foram ótimos(
interação, respeito, colaboração foram observadas durante este processo).
A finalização da dinâmica foi a formação de uma árvore.
Após o término, foi feito pela Dirigente a leitura compartilhada do Comunicado SE s/n, de 15-1-2018 – Início do Ano Letivo 2018, publicado no DOE 16/01/18 – EXECUTIVO –
SEÇÃO 01 – Pág. 47/48, que tem como assunto o Início do Ano Letivo 2018, destinado aos educadores.
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6R1pxVjlRNUV3NjBrS09Za0lzTkdJSmVZQ2pn/view
Segue o PPT utilizado na Reunião.
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6R1pxVjlRNUV3NjBrS09Za0lzTkdJSmVZQ2pn/view
Comunicado traz um conjunto de sugestões e recomendações
relativas às providências preliminares à realização do 1º dia de aula e ao
cotidiano escolar ao longo do
ano, com a finalidade de recepcionar os alunos da rede escolar
e assegurar-lhes convívio tranquilo, com atividades
escolares ajustadas às suas necessidades.
De modo sistematizado apresenta sugestões e recomendações agrupadas
por tema, visando melhor entendimento.
1.INÍCIO DO ANO LETIVO
Informa que o ano letivo terá início no dia 1º-2-2018 em toda
a Rede
Escolar e sugere às equipes gestoras um planejamento de
atividades interativas e culturais, para acolhimento aos estudantes,
pais, professores e funcionários, com especial atenção aos novos integrantes.
O Comunicado traz também envolver os estudantes, assuntos que merecem ser
informados aos pais/responsáveis e sugestões de procedimentos para a
abordagem dos mesmos. Enfim, apresenta orientações e sugestões que
favoreçam ao estabelecimento de um convívio harmonioso, de coparticipação e pertencimento.
2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
De modo pontual, o comunicado apresenta sugestões , orientações
procedimentos que envolvem o cotidiano escolar, suas rotinas, suas demandas
pedagógicas, educacionais, físicas, administrativas para o Planejamento
escolar e o funcionamento da Unidade Escolar:
- Cumprimento
do Regimento Escolar;
- Classificação/reclassificação
de alunos;
- cumprimento
dos prazos do calendário escolar;
- considerar
a importância dos resultados da AAP e das demais avaliações na elaboração
do Plano de Ações, o seu conteúdo, seus objetivos, e as articulações
das ações, formas de acompanhamento, registros, os prazos;
- projetos
de recuperação ( contínua preferencialmente);
- Plano
de Trabalho das ATPC;
- divulgação
de práticas bem sucedidas;
- a
otimização do uso materiais didáticos;
- a
inclusão; atendimento especializado;
- as
escolas vinculadoras de classes em funcionamento nas Unidades de
Internação da Fundação CASA e penitenciárias; registros e
documentação; reposição de aulas; procedimentos na ausência do professor
regular...
Enfim, um rol orientador, norteador
para as demandas das unidades escolares em suas diferentes e complexas dimensões.
Segue o PPT utilizado na Reunião.
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