Atividade para 6º ano: ATIVIDADES E JOGOS DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA ALFABÉTICA
Trabalhando com Parlendas
Trazer o gênero Parlenda para a sala de aula pode ser uma atividade bem divertida e propiciar bons momentos de aprendizagens.
Trazer o gênero Parlenda para a sala de aula pode ser uma atividade bem divertida e propiciar bons momentos de aprendizagens.
Nada melhor do que unir útil ao agradável.
Uma dica para início de conversa, é levantar com a classe questões do tipo:
- Entre um salgado e um doce, o que você prefere?? Por que?
- Quais seu doce preferido?
- Qual o doce que você não comeria.
Agora, vamos imaginar uma conversa entre dois doces. Como você acham que seria....
Outra dica é perguntar se sabem o que significa parlenda?
Em caso afirmativo: levante os conhecimentos prévios dos alunos sobre este gênero?
Verifique se alguém sabe de alguma parlenda.
Cite alguns exemplos.
Quem sabe alguma.
Outra dica: é trazer uma parlenda, ler e perguntar se os alunos sabem qual o gênero deste texto e a partir daí contextualizar
Ou, apresentar a própria parlenda e a partir daí levantar os conhecimentos prévios sobre o gênero, qual a origem desse gênero?se sabem mais alguma.
Em todos as sugestões, leia o texto, peça para um aluno ler mais rápido.
Depois desse diálogo inicial apresentar a atividade e deixar claro o que se pretende : dar a comanda
Uma boa sugestão é realizar a atividade em dupla. Se na classe, há alunos que ainda não leem ou escrevem com autonomia, faça duplas produtivas, reunindo alunos onde um tenha condições de colaborar para a escrita do outro.
( Fonte: Secretaria da Educação de Pernambuco. Livro Aprender mais - Ensino Fundamental Anos Iniciais. Língua Portuguesa. Edição 2011)
Recomendação dos autores do livro:
No eixo da apropriação do sistema explore o alfabeto móvel, os jogos elaborados pelo
CEEL, priorizando sempre a contextualização na aprendizagem do sistema e, principalmente,
os aspectos da apropriação em que os seus alunos apresentam mais dificuldades.
Para isso é necessário, desde o início do seu trabalho, fazer uma diagnose do nível de
dificuldade de cada aluno. Não esqueça que a sistemática do Projeto Aprender Mais vai
requerer o planejamento de um trabalho diversificado, que será imprescindível para que os
objetivos do Projeto sejam alcançados.
No eixo da apropriação do sistema explore o alfabeto móvel, os jogos elaborados pelo
CEEL, priorizando sempre a contextualização na aprendizagem do sistema e, principalmente,
os aspectos da apropriação em que os seus alunos apresentam mais dificuldades.
Para isso é necessário, desde o início do seu trabalho, fazer uma diagnose do nível de
dificuldade de cada aluno. Não esqueça que a sistemática do Projeto Aprender Mais vai
requerer o planejamento de um trabalho diversificado, que será imprescindível para que os
objetivos do Projeto sejam alcançados.
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos.
Segundo alguns estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Características
As parlendas são transmitidas oralmente de geração em geração. Não possuem, portanto, um autor específico.
De acordo com a composição, normalmente seus versos são de cinco ou seis sílabas ritmadas para serem declamadas.
A temática desses versos é muito variada. Elas são utilizadas em situações e contextos diferentes, ou seja, há aquelas que os pais declamam para as crianças a fim de entretê-las ou acalmá-las.
https://www.todamateria.com.br/parlendas/
(acesso em 23/02/2018)
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