Diagnósticas neste período de 5 a 9 de fevereiro de 2018
[...] não existe tábula rasa, analfabetismo absoluto;
todos falam, se comunicam,
usam um vocabulário básico,
manejam conceitos dentro do senso comum,
possuem referências da realidade
em que estão inseridos, e assim por diante;
este será o ponto de partida, s
e quisermos uma educação emancipadora.
Pedro Demo (2000, p.32).
Pesquisa e Construção de Conhecimento:
metodologia científica no caminho de
Habermas.
De acordo com Ausubel, o que o aluno já sabe - a ideia-âncora, na sua denominação - é a ponte para a construção de um novo conhecimento por meio da reconfiguração das estruturas mentais existentes ou da elaboração de outras novas. Quando a criança reflete sobre um conteúdo novo, ele ganha significado e torna mais complexo o conhecimento prévio. Para o americano, o conjunto de saberes que a pessoa traz como contribuição ao aprendizado é tão essencial que mereceu uma citação contundente, no livro Psicologia Educacional: "O fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Descubra isso e ensine-o de acordo".
CGEB
BIBLIOTECA
PLANEJAMENTO 2018
Neste documento, o Professor encontrará Sequência Didáticas
- Ritmo e Poesia (recomendada para Anos Finais e série do EM)
- A propaganda e o texto publicitário (recomendada para Anos Finais e série do EM)
- HQ (recomendada para Anos Finais e série do EM)
- Lendo e Vivendo poemas (recomendada para Anos Finais e série do EM)
- Mangá (recomendada as série do EM)
- Matando a charada
Bom trabalho
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.