ALFABETIZAÇÃO - MATERIAL DE ESTUDO,REFLEXÃO VOLTADOS PARA AÇÃO E INTERVENÇÃO NA SALA DE AULA
Professor:
Um dos grandes desafios que
nos deparamos atualmente é a situação dos alunos, que mesmo tendo concluído o
Ciclo I, ou seja, séries iniciais do Ensino Fundamental, que ainda não leem e
escrevem com autonomia.
Essa situação é bastante
conhecida por nós, professores da rede estadual de ensino. Também sabemos as
implicações dessa realidade.
Não é hora de procurar, nem
apontar culpados. É hora de todos se empenharem e reverter esse quadro. E somos
a peça chave nesse processo de promover avanços na aprendizagem desses alunos
comprometidos pela defasagem idade/série/ano e autoestima.
Os estudiosos, teóricos
atuais apontam que ensinar a ler e a escrever exige um constante estudo para
conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagens e as atividades
fundamentais em classe. Segundo matéria na revista Nova Escola,
janeiro/fevereiro de 2011 e retomada nas edições posteriores, o que não pode
faltar na sala de aula, quando pensamos em alfabetização:
No material Alfabetização-Letramento e a Sala de aula você encontrará material sobre o que a criança pensa a respeito da escrita e algumas sugestões que possibilitam avanços no processo de construção da escrita.
No material Alfabetização-Letramento e a Sala de aula você encontrará material sobre o que a criança pensa a respeito da escrita e algumas sugestões que possibilitam avanços no processo de construção da escrita.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.