Orientação Técnica: Alfabetização e letramento na Educação Básica

Nos dias 08 e 09 de maio, foram realizados  dois encontros sobre  Letramento e Alfabetização destinados aos Professores dos 6º anos, na Diretoria de Ensino Região de Osasco.


Considerando a reorganização de Ciclos (Resolução SE nº 74, de 8-11-2013), os resultados das avaliações internas e externas, o número de alunos que ainda não lê e/ou escreve com autonomia é bastante significativo. Assim se justifica que sejam oferecidos aos professores subsídios para que promovam ações junto a esses alunos, seja na Recuperação Contínua, Recuperação Intensiva ou nos demais mecanismos de apoio Pedagógico.

 
Objetivos:
  • ·  Apresentar e discutir hipóteses de escrita de alunos que ainda não  leem e escrevem convencionalmente;
  • Possibilitar a compreensão de que há atos inteligentes por trás das estranhas escritas dos alunos que não sabem ler e escrever;

  •  Estimular os professores a observarem de maneira investigativa as produções escritas de seus alunos, para que encontrem nelas elementos que lhes permitam compreender o momento de aprendizagem de cada um;
  • Incentivar os professores a identificarem os avanços, as dificuldades e as necessidades de aprendizagem de seus alunos;
  •    Orientar a elaboração de registros de forma organizada.
O material está sendo utilizado no encontro:

  1. Material de apoio:coletânea de textos, sugestões de atividades,orientações/sugestões para trabalho colaborativo e coletivo na Unidade Escolar;
  2. Pauta dos encontros;
  3.  Sugestões de anexo para registros de acompanhamento; anexo 1;
  4.  anexo 2 
  5. Material de Aceleração  
Referências Bibliográficas:

  1. Fonte: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita/
  • Agradecimentos à Rozeli Frasca (EFAP) que disponibilizou material sobre  a construção da escrita e Roxane Roxo, uma da elaboradoras do material - Hipóteses da escrita- possíveis hipóteses que o aluno pode construir a respeito da escrita,
   2.  Material do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Letra e Vida
   3.  Material do Programa Ler e Escrever Língua Portuguesa- DO 1º AO 5º ANO
o   DESDE MATERIAL E ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO,
o   Orientações para sondagem inicial,
o   Como organizar registros,
o   Orientações e sugestões para ações junto aos alunos que parecem não avançar,
o   Sequências didáticas: Ortografia, biodiversidade, gêneros,
o   Projetos que atendem heterogeneidade na sala de aula,
o   Como para alunos com dificuldades na escrita...

   4.  Material de Aceleração ( colaboração das PCOP da Diretoria da Norte 2-/2005)


GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”. In: Ler e escrever: compromisso de todas   as áreas. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011; 9. ed.
(material do curso: Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade I).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Línguística, Editora Scipione. São Paulo /SP.1990
http://www.ensinar-aprender.com.br, acesso em 04/05/2014 21:40;

1.      Revista Nova Escola –Edição comemorativa 25 anos- janeiro/Fevereiro 2011. Nº239.
O professor encontrará:
6 práticas para a alfabetização
Produção de Texto; FÁBULAS (Planos de aulas).
Especial sobre Matemática: enunciados e equívocos/Tratamento da informação
Registros
Educação para as mídias
EJA e a geografia
Psicologia da Educação: tema Inteligência e Piaget

2.      Material para aprofundar conhecimentos sobre Sondagem – Ideal para o professor e para o PC para estudos nas Atividades da ATPC

Ø  Na barra que há no rodapé do acesso 01 ao 16 – Matemática,
Ø  Do acesso nº 17 em diante Língua Portuguesa

4     Material do programa Ler e Escrever: ORIENTAÇÕES CURRICULARES do Estado de São Paulo Anos Iniciais do Ensino Fundamental MATEMÁTICA do 1ª ao 5º ano

6    Portal do MEC videoteca:
Literatura, variação linguística, vídeos para EF e EM.

Seguem fotos dos encontros 
 

 Colcaboração da PCNO Sônia (LEM)
 Presença da Supervisoras Célia e Silvia que pontuaram alguma dúvidas dos participantes,


 Leitura Compartilhada: objetivo tornar a leitura significativa





 Atividades em grupo- compartilhando saberes






Fazendo a sistematização das discussões






  1.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA