Orientação Técnica: Alfabetização e letramento na Educação Básica
Nos dias 08 e 09 de maio, foram realizados dois encontros sobre Letramento e Alfabetização destinados aos Professores dos 6º anos, na Diretoria de Ensino Região de Osasco.
Objetivos:
Considerando a reorganização de Ciclos
(Resolução SE nº 74, de 8-11-2013), os resultados das avaliações internas e
externas, o número de alunos que ainda não lê e/ou escreve com autonomia é
bastante significativo. Assim se justifica que sejam oferecidos aos professores
subsídios para que promovam ações junto a esses alunos, seja na Recuperação Contínua, Recuperação Intensiva ou nos demais mecanismos de apoio Pedagógico.
Objetivos:
- · Apresentar e discutir hipóteses de escrita de alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente;
- Possibilitar a compreensão de que há atos inteligentes por trás das estranhas escritas dos alunos que não sabem ler e escrever;
- Estimular os professores a observarem de maneira investigativa as produções escritas de seus alunos, para que encontrem nelas elementos que lhes permitam compreender o momento de aprendizagem de cada um;
- Incentivar os professores a identificarem os avanços, as dificuldades e as necessidades de aprendizagem de seus alunos;
- Orientar a elaboração de registros de forma organizada.
O material está sendo utilizado no encontro:
- Material de apoio:coletânea de textos, sugestões de atividades,orientações/sugestões para trabalho colaborativo e coletivo na Unidade Escolar;
- Pauta dos encontros;
- Sugestões de anexo para registros de acompanhamento; anexo 1;
- anexo 2
- Material de Aceleração
Referências Bibliográficas:
3. Material do Programa Ler e Escrever Língua Portuguesa- DO 1º AO 5º ANO
4. Material de Aceleração ( colaboração das PCOP da Diretoria da Norte 2-/2005)
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011; 9. ed.
Colcaboração da PCNO Sônia (LEM)
Presença da Supervisoras Célia e Silvia que pontuaram alguma dúvidas dos participantes,
Leitura Compartilhada: objetivo tornar a leitura significativa
Atividades em grupo- compartilhando saberes
Fazendo a sistematização das discussões
- Agradecimentos à Rozeli Frasca (EFAP) que disponibilizou material sobre a construção da escrita e Roxane Roxo, uma da elaboradoras do material - Hipóteses da escrita- possíveis hipóteses que o aluno pode construir a respeito da escrita,
3. Material do Programa Ler e Escrever Língua Portuguesa- DO 1º AO 5º ANO
o
DESDE
MATERIAL E ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO,
o
Orientações
para sondagem inicial,
o
Como
organizar registros,
o
Orientações
e sugestões para ações junto aos alunos que parecem não avançar,
o
Sequências
didáticas: Ortografia, biodiversidade, gêneros,
o
Projetos
que atendem heterogeneidade na sala de aula,
o
Como
para alunos com dificuldades na escrita...
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011; 9. ed.
(material
do curso: Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade I).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
CAGLIARI, Luiz
Carlos. Alfabetização & Línguística, Editora Scipione. São Paulo /SP.1990
http://www.ensinar-aprender.com.br, acesso em 04/05/2014 21:40;
http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita/ acesso em 02/05/2014 9:00
http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/482/roda-piao-bambeia-piao-lendo-a-partir-de-cantigas.html acesso em maio de 2014
http://rodrigoeducar.wordpress.com acesso em abril/2014
1.
Revista
Nova Escola –Edição comemorativa 25 anos- janeiro/Fevereiro 2011. Nº239.
O professor encontrará:
6
práticas para a alfabetização
|
Produção
de Texto; FÁBULAS (Planos de aulas).
|
Especial
sobre Matemática: enunciados e equívocos/Tratamento da informação
|
Registros
|
Educação
para as mídias
|
EJA
e a geografia
|
Psicologia
da Educação: tema Inteligência e Piaget
|
2.
Material
para aprofundar conhecimentos sobre Sondagem – Ideal para o professor e para o
PC para estudos nas Atividades da ATPC
Ø Na barra que há no rodapé do acesso
01 ao 16 – Matemática,
Ø Do acesso nº 17 em diante Língua
Portuguesa
4 Material
do programa Ler e Escrever: ORIENTAÇÕES CURRICULARES do
Estado de São Paulo Anos Iniciais do Ensino Fundamental MATEMÁTICA do 1ª ao 5º ano
6 Portal
do MEC videoteca:
Literatura, variação linguística,
vídeos para EF e EM.
Seguem fotos dos encontros
Presença da Supervisoras Célia e Silvia que pontuaram alguma dúvidas dos participantes,
Leitura Compartilhada: objetivo tornar a leitura significativa
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.