O “Dia Nacional da Matemática” está chegando!
Que
tal aproveitar esse momento e
divulgar a importância da
Matemática através de sua história, de sua importância, de sua articulação, seu diálogo com nosso cotidiano.
(Colaboração do Professor Vanderley- EFAP)
A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón
Com
humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma
pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o
mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática
como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os
diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.
Math is forever
Eduardo Sáenz de Cabezón
With humor
and charm, mathematician Eduardo Sáenz de Cabezón answers a question
that’s wracked the brains of bored students the world over: What is math
for? He shows the beauty of math as the backbone of science — and shows
that theorems, not diamonds, are forever. In Spanish, with English subtitles.
“Seres
humanos desenvolvem ideias matemáticas, entre outras, quando elaboram
atividades culturais e pensam sobre as mesmas. A produção de
conhecimentos matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um
dos elementos constitutivos do paradigma da Etnomatemática. Cada
cultura e subcultura desenvolvem a sua própria Matemática, de certa
maneira específica. A Matemática não é um produto de uma esfera cultural
particular, mas uma experiência humana comum a todos os povos.”
(Gerdes, 2002, p. 222)
“O
cotidiano das pessoas está impregnado dos saberes e fazeres próprios da
cultura e a todo instante, indivíduos estão comparando, classificando,
quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum
modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que
são próprios à sua cultura.” (D’Ambrósio)
“Ao
caminhar a discussão para a possibilidade de se fazer Educação através
da Matemática durante as aulas, entendo que o Currículo de Matemática
também colabora com o desenvolvimento de capacidades de matematizar
situações reais, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a
utilização de técnicas e resultados conhecidos em outro contexto.”
(D’Ambrósio)
(Colaboração do Professor Vanderley- EFAP)
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