Atividade de alfabetização
Segue uma sugestão de atividade para alunos que não leem ou escrevem com autonomia.
Sugestões e orientações metodológicas.
Professor:
Outra sugestão para a realização da atividade:
Sugestões e orientações metodológicas.
Professor:
- Converse com seus alunos e veja se eles conhecem palavras que mudando uma letra muda-se a palavra e seu sentido
- Caso seja necessário escreva na lousa alguns exemplos: cola,bola/ mala, bala
- Verifique se eles podem colaborar dando outros exemplos
- Explique sobre a atividasde que irão realizar. Fale sobre os objetivos da mesma.
- Nome da atividade: Uma letra muda tudo:
- Organização dos alunos para realização da atividade: em duplas
- Alunos realizam a atividade e socializam
Outra sugestão para a realização da atividade:
- Acompanhe a leitura que o professor fará e complete o poema com as letras que faltam.
- Leia as palavras a seguir, com a ajuda do professor.
- Circule a letra que é diferente em cada dupla de palavras.
- A troca da letra em cada dupla mudou:
( ) Apenas a pronúncia da palavra
( ) Apenas o sentido da palavra
( ) A pronúncia e o sentido da palavra
Atividade adaptada do site:
http://www.atividadeeduca.com/2014/08/atividades-de-alfabetizacao-1-ano.html
Mais sugestões:
Lembre-se
que ao propor uma atividade, valorize os saberes de seus alunos, veja o que ele
sabe sobre o tema, deixe claros os objetivos da atividade e quais
os procedimentos e/ou encaminhamento.
Que tal, solicitar que descubram mais exemplos
semelhantes. (pode ser feito no coletivo e para auxiliar os alunos que ainda
não leem, e escrevem com autonomia).
Escreva na lousa os exemplos que os alunos
forem dando.
Quando o professor escreve na lousa, na frente de seus alunos, ele
oferece a oportunidade do aluno aprender:
- Que a escrita representa a fala, pois o que se é dito pode ser escrito,
- A linguagem escrita é diferente da utilizada na oralidade.
- Para alunos que ainda não fazem a relação da letra (grafema) com o som (fonema), mostra aos alunos esta relação.
Ofereça
oportunidades dos alunos socializarem o que fizeram e o modo desta
socialização depende de como os alunos foram organizado. Faça a sistematização
após a socialização.
São
passos simples, mas que colaboram para que o aluno não seja um mero receptor e
realizar de modo automático a atividade.
Se
tiverem outro encaminhamento, divulgue em nosso blog,
Como?
Enviando para o e-mail: sch.61deosassco@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.