ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
O
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e é uma
avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e
particulares
do Ensino Médio.
Os
resultados dos alunos geram dados que são analisados pelo governo, para
que seja possível melhorar as políticas públicas de educação,
além de servir como um bom boletim de desempenho individual.
Cronograma do ENEM 2015
·
Início das inscrições: 25 de maio
·
Fim das inscrições: 05 de junho
·
Provas: 24 de outubro (Sábado) e 25 de outubro (Domingo)
·
Gabarito: 29 de outubro
·
Resultado: Janeiro/2016
Portal da Educação – 15/05/2015
Alunos da rede estadual não precisam pagar taxa de inscrição para o Enem
Ferramenta auxilia estudante a se preparar para o Enem
Se
você é aluno da terceira série do Ensino Médio da rede estadual, saiba
que estudar para a prova do Enem este ano vai ser mais fácil
e interessante.
Disponibilizamos
uma plataforma de estudos para reforço de conteúdo que vai te ajudar a
melhorar o desempenho no Exame Nacional do
Ensino Médio.
Por
meio da plataforma, você poderá testar seus conhecimentos e, a partir
daí, acessar um plano de estudo feito especialmente para
você.
Dicas para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, levando em consideração a TRI - Teoria de Resposta ao Item
Confira estas importantes dicas
Tire todas suas dúvidas sobre o ENEM
O que é o Enem?
Saiba o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, quando foi criado e o que o Enem tem a ver com as universidades brasileiras.
Pra que serve o Enem?
Descubra por que você deve fazer o Enem e saiba como usar a sua nota para conquistar uma vaga na universidade!
Como fazer a inscrição do Enem 2015?
Respondemos todas as perguntas que você provavelmente está se fazendo (ou vai fazer) com o nosso guia!
O que esperar da prova do Enem?
Confira
como acontecem os dias de prova do Enem, o que é cobrado na prova e
mergulhe fundo nas Competências e Habilidades, Áreas de
Conhecimento e Eixos Cognitivos do Exame!
Como se preparar para o Enem?
Precisa
de uma força para montar um cronograma de estudos? Dicas de como
estudar em casa, online e com simulados é o que não falta!
Fique por dentro do Enem 2015!
Datas
de inscrição do Enem, lista de universidades que aderiram ao Enem e
mais: está tudo reunido nesse tópico que vai te ajudar a
ficar por dentro das novidades do Enem 2015!
Saiba tudo sobre o SISU
Ficar
bem informado nunca é demais: saiba tudo sobre o Sistema de Seleção
Unificada (Sisu), a principal porta de entrada para as universidades
federais e que usa a nota do Enem como critério de seleção!
Veja as provas anteriores
Para
ficar esperto, que tal dar uma olhada no que já apareceu no Enem?
Confira as provas de anos anteriores e aprenda com os gabaritos
das questões!
CONHEÇA AS 5 COMPETÊNCIAS AVALIADAS NO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
consiste em quatro provas e uma redação. E em todo o exame, além das
disciplinas em si, existe uma série de habilidades que são avaliadas.
Ou seja, independentemente da matéria que está sendo cobrada
(Matemática, Português ou História, por exemplo), o Enem avalia cinco
competências principais em todas as suas provas.
As cinco competências principais, comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, são chamadas de Eixos Cognitivos
e são publicadas todos os anos no Edital do Enem. São elas:
Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas
espanhola e inglesa.
Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões
e enfrentar situações problema.
Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade,
respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas
cinco competências são avaliadas nas quatro áreas de conhecimento do
Enem (Ciências Humanas e suas Tecnologias,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias) e também na
Redação.
COMENTÁRIOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM
Domínio da norma padrão da língua escrita
O
título da primeira competência avaliada pelos examinadores pode parecer
complexo à primeira vista. Trata-se, na verdade, de um conceito
simples. O que o Enem busca avaliar aqui é
a capacidade dos estudantes de diferenciar os registros oral e escrito
da língua. Um exemplo simples: no cotidiano, usamos a expressão “pra”
(contração da preposição “para” e do artigo “a”). Ela pode se adequar
perfeitamente a nossas conversas diárias, mas
não fica bem quando precisamos fazer um discurso na formatura do
colégio ou ainda ao escrever uma carta para a direção da empresa na qual
trabalhamos. Nessas situações, deve-se primar pela clareza e pela
precisão, possíveis graças à norma culta da língua.
O examinador do Enem quer saber se o candidato conhece essas diferenças
– e se sabe escrever usando o português correto.
Compreensão da proposta
Um
dos erros mais frequentes – e graves – em redações de vestibulares e do
Enem é a inadequação ao tema proposto. É o que acontece quando o
candidato “foge do tema”, como se costuma
dizer. Trata-se de uma falta grave porque sinaliza que o estudante
sequer conseguiu entender a proposta da prova (na verdade, o erro é
fatal: quem não demonstra essa competência ganha nota zero na redação).
Capacidade de organizar e relacionar informações
Além
de apresentar o tema de redação, o Enem oferece aos candidatos textos
de apoio, que podem servir de subsídio à reflexão a ser desenvolvida.
Esses textos ajudam o exame a avaliar
a capacidade do estudante de selecionar e interpretar essas informações
e as relacionar com outras, previamente conhecidas por ele. É avaliada
ainda a capacidade de organizar todo esse conhecimento em defesa de um
ponto de vista pessoal.
Construção da argumentação
Os
aspectos avaliados nessa competência dizem respeito à estruturação do
texto e apresentação da argumentação. O estudante deve demonstrar sabe
usar o idioma para desenvolver suas ideias
sobre o tema proposto de maneira clara e lógica. Dessa forma, será
bem-sucedido na tarefa de comunicar a mensagem pretendida.
Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto
A
última competência busca avaliar se o candidato tem condições de propor
alguma ideia para solucionar um problema. É fundamental detalhar os
meios que seriam utilizados para a solução
do problema. O próprio MEC ressalta que as propostas devem ser feitas
respeitando-se os direitos humanos, o que implica não romper com valores
como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
“Outro
aspecto a ser considerado na busca da criação de centros de interesse é
o fato de que as fontes principais de interesse não
costumam ser os próprios conteúdos disciplinares, mas se encontram,
primordialmente, nas relações interdisciplinares, ou mesmo nas temáticas
transdisciplinares. Por exemplo, a água é fundamental para todos os
seres vivos e é estudada em diferentes disciplinas,
mas é um tema que certamente ultrapassa os limites disciplinares. Um
aluno que assiste a uma palestra sobre a importância da água na
natureza, na manutenção da vida, pode sentir-se especialmente motivado
para estudar a água, disciplinadamente, na perspectiva
da Química (H2O, pH...), da Física (densidade, calor
específico...), da Geografia (bacias hidrográficas, usinas
hidrelétricas...), da Literatura (a presença e o papel dos rios nas
obras literárias...) etc.” (Currículo de Matemática do Estado
de São Paulo, 2012, p.47)
“No
presente Currículo, as diversas disciplinas complementam-se
continuamente na construção do significado dos temas mais relevantes
para a formação das pessoas. E, no interior de cada uma delas, os
diversos assuntos, as diversas partes intradisciplinares também se
complementam, também se auxiliam mutuamente.” (Currículo de Matemática
do Estado de São Paulo, 2012, p.48)
Contribuição do prof.
Prof. Vanderley
Prof. Vanderley
SEE / CGEB / DEGEB / CEFAF
Equipe Curricular de Matemática
Equipe Curricular de Matemática
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.