COMENTÁRIOS SOBRE O NOSSO ENCONTRO DA AVALIAÇÃO EM
PROCESSO, REALIZADA NO DIA 14 DE AGOSTO DE 2012.
Uma das atividades foi a análise de uma questão da
Prova de Língua Portuguesa e a situação problema estava em dar conta de 3
questões (no anexo 1)
Os
encaminhamentos para essa análise foram:
·
Em
pequenos grupos analisar a questão abaixo, e discutir o desempenho dos alunos
apontando as possíveis causas desse resultado.
·
Material
utilizado: a questão nº 1- 7º ano EFII; dados do desempenho dos alunos (100
provas avaliadas DE OSASCO) e anexo1.
·
Segue
o material utilizado e a conclusão da discussão e socialização (SEGUNDO MINHAS
ANOTAÇÕES E OBSERVAÇÕES)
MODELO DO ANEXO 1
SÍNTESE DA
SOCIALIZAÇÃO DOS COMENTÁRIOS
1. A questão apresenta dificuldades para o aluno chegar à alternativa
correta, pois o texto (enunciado ao lado direito da árvore, em pequenas letras).
“A preservação do meio
ambiente começa nas pequenas ações. PRESERVE”.
provavelmente confundiu
o aluno, induzindo-o a concluir que a 1 alternativa, já que ela apraticamente
remete a esse enunciado. O aluno se
ateve mais a esse enunciado do que ao cartaz como um todo. Desconsidera os
demais recursos gráficos.
1. A questão exige um conhecimento, um repertório mental, que nosso aluno
ainda não construi (ou não tem constituido) è uma boa questão para o EM.
2. A questão é contraditória, pois aponta na alternativa C, mas ao mesmo
tempo coloca um cartaz no tronco.
“não ferir os troncos das
árvores pode ser uma ação de preservação do meio ambiente”
Obs: aqui foi desconsiderado, pelo aluno, que “os
troncos”- é plural e têm um caráter semântico mais amplo, ao contrário, se
fosse utilizado no singular, aí sim teria um caráter mais pontual e faria referência ao tronco do cartaz. ( obs. minha)
3. Para dar conta dessa atividade nosso aluno precisa desenvolver uma
competencia leitora mais profunda.
- Nosso aluno em muita dificuldade em fazer inferências.
- Ele se concentra muito pouco.
4. O que o professor precisa saber para que o aluno deenvolva essa
competencia: é muito complicado, pois os alunos têm dificuldades para se
concentrarem, não “tem pré-requisitos; conhecimentos prévios” para fazer essa
leitura.
5. Foi sugerido que o professor tenha
mais encontros de formação e de estudos. (na avaliação)
Professor Participante da Orientação técnica: faça seu comentário. Acrescente mais comentários sobre essa OT.
DÊ sugestões para que o aluno avance em seu processo de ensino e aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.