PROFESSOR :
OUTRA SUGESTÃO PARA UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM O OBJETIVO PONTUAL
DESEMPENHO DE NOSSOS ALUNOS - AVALIAÇÃO PROCESSUAL/2012 - SARESP
H 15 – Estabelecer relações entre
segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou
o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. (GII).
|
Tema
3 – Reconstrução da Textualidade
Causo 2
E
dizem por aí que ali havia um tesouro, escondido na casa de um velhinho todo
mequetrefe.
Uma
vez por mês, o velhinho, que estava nas últimas, se levantava da cama e ia
receber a pensão.
Aproveitando
a ausência, alguns ladrões, vindos de Montevidéu, invadiram a casa.
Os
ladrões buscaram e buscaram o tesouro em cada canto. A única coisa que
encontraram foi um baú de madeira, coberto de trapos, num canto do porão. O
tremendo cadeado que o defendia resistiu, invicto, ao ataque das gazuas.
E
assim, levaram o baú. Quando finalmente conseguiram abri-lo, já longe dali,
descobriram que o baú estava cheio de cartas. Eram cartas de amor que o
velhinho tinha recebido ao longo de sua longa vida.
Os
ladrões iam queimar as cartas. Finalmente, decidiram devolvê-las. Uma por uma.
Uma por semana.
Desde
então, ao meio dia de cada segunda-feira, o velhinho se sentava no alto da
colina. E lá esperava que aparecesse o carteiro no caminho. Mal via o cavalo,
gordo de alforjes, entre as árvores, o velhinho desandava a correr. O carteiro,
que já sabia, trazia sua carta nas mãos. E até São Pedro escutava as batidas
daquele coração enlouquecido de alegria por receber palavras de mulher.
Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre,
L&PM, 1991.
Em
“Os ladrões buscaram e buscaram e buscaram o tesouro em cada canto. A única
coisa que encontraram foi um baú de madeira, coberto de trapos, num canto do
porão. O tremendo cadeado que o
defendia resistiu, invicto, ao ataque das gazuas.” O pronome o em destaque substitui qual
palavra?
a)
Ladrões;
b)
Cadeado;
c) Baú;
d)
Porão.
Recomendações:
Professor,
para que o aluno seja capaz de estabelecer relações de coesão - como no texto
acima – onde ele precisa compreender que o pronome o retoma o vocábulo que antecede “baú”, é imprescindível
trabalhar com atividades que favoreçam a compreensão do texto por meio de
atividades nas quais o aluno tenha condições de (re) construir o caminho
percorrido durante a trajetória textual, de modo a estabelecer as relações que
foram marcadas no texto, introduzidas por meio de repetições ou elipse.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.