Janeiro 2013
"Como pode o pofessor resolver o problema das diferenças individuais e a escolha de métodos? Não temos receita pronta para ofereer. Somente podemos afirmar com MacKeachie que,na medida em que o professor faz questão de conhecer cada vez mais as diferenças entre seus alunos, mais motivado ele ficará para variar e experimentar novos métodos..."
Juan Díaz Bordenave e Adair Martins Pereira-
Estratégias de Ensino e Aprendizagens,Editora Vozes
PORQUE E COMO SABER O QUE SEUS ALUNOS
- QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE -
PENSAM A RESPEITO DA ESCRITA
ORIENTAÇÕES PARA A
SONDAGEM INICIAL
PARA
ALUNOS QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE:
I - CICLO I – ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA LER E ESCREVER.
II - PARA ALUNOS DA 5ª SÉRIE/6º ANO.
I - CICLO I – ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA LER E ESCREVER.
II - PARA ALUNOS DA 5ª SÉRIE/6º ANO.
Elaborar uma lista
com 4 ou 6 palavras e uma frase. Atenção especial para a escolha dessas
palavras, da frase e dos procedimentos.
o
Com
relação às palavras:
- devem ser do mesmo campo semântico, ou seja: de
um mesmo tema. Ex.: festa infantil, doces, animais, alimentos, material escolar
ou outro tema que seja significativo para seus alunos;
- Exemplo de uma lista: animais:
RINOCERONTE E/OU DINOSSAURO,
OU JOANINHA...
ELEFANTE, OU CAMELO, OU
GIRAFA, OU FORMIGA...
PATO, OU GALO, OU GANSO, OU
BODE, OU SAPO...
LESMA...
RÃ
(segue abaixo sugestões de
Listas)
- Professor: você deve ter notado
que a primeira palavra é polissílaba, a segunda é trissílaba, a terceira é
dissílaba e a quarta é monossílaba. Há neste procedimento uma questão cognitiva
emocional.
o
Com
relação à frase:
A frase não
precisa ser longa nem com palavras desconhecidas. O importante é conter uma das
palavras ditadas, pois o objetivo da frase e verificar se o aluno já tem a
noção de permanência na escrita. Você também poderá verificar o uso de letra
maiúscula inicial, pontuação. Mas, lembramos: a finalidade para aluno que ainda
não escreve convencionalmente é saber o que ele sabe sobre o sistema de base
alfabética.
·
Outros
procedimentos:
o
A ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA
INDIVIDUALMENTE;
o EXPLICAR
PARA OS ALUNOS QUE AS PALAVRAS DEVEM SER ESCRITAS UMA ABAIXO DA OUTRA. O PAPEL PODE SER SEM LINHAS OU COM LINHAS;
o DITAR SEM FORÇAR A SILABAÇÃO DAS
PALAVRAS;
o SOLICITAR
QUE A CRIANÇA LEIA A PALAVRA APONTANDO AS PARTES QUE ESTÃO SENDO LIDAS;
REGISTRE ESSA LEITURA ABAIXO DA ESCRITA FEITA PELA CRIANÇA;
o INCENTIVE O ALUNO
A ESCREVER (Caso
algum aluno se coloque sem disponibilidade para escrever, o professor deve
encorajá-lo a escrever do melhor modo que ele puder). Esclarecer
para o aluno que se trata de uma
atividade para saber como ele pensa
que se escreve e não uma tarefa para notas.
o NÃO CORRIGIR;
o REGISTRAR (Segue sugestão para registro)
Sugestões de Listas para sondagens aos
alunos que ainda não escrevem convencionalmente
UTILIZE SOMENTE UMA DESSAS
LISTAS OU ELABORE A SUA A PARTIR DOS CRITÉRIOS ACIMA.
Os
alunos de uma das turmas de nossa escola iniciaram um estudo sobre bicho de jardim.
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
GRILO
FRASE:_________________________________________________________________________
No próximo sábado Fábio fará a
noite da pizza. Ele já preparou a massa para pizza e pediu para seus convidados
trazerem os seguintes ingredientes para a cobertura:
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM
FRASE:_______________________________________________________________
Os alunos da professora Cristina
farão um lanche coletivo e, para saber o que precisam comprar, organizaram uma
lista junto com a professora.
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO
FRASE:_______________________________________________________________
Marina
e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista
para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa.
ABOBRINHA
MANDIOCA
CENOURA
CEBOLA
ALHO
CARNE
SAL
FRASE:_______________________________________________________________
MATERIAL DO
PROGRAMA LER E ESCREVER- SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SP (ADAPTAÇÃO)
LIVRO DO FORMADOR –
VOL.2- DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (ADAPTAÇÃO)
MATERIAL DO PROJETO:
ENSINAR E APRENDER
EMILIA FERREIRA-
POR TRÁS DAS LETRAS –
MATERIAL DE FORMAÇÃO
JUNTO AOS PCOP - CENP/2008, 2009,2010.
REVISTA NOVA ESCOLA
– EDIÇÕES ESPECIAIS PLANEJAMENTO/ TRABALHO EM GRUPO
PARA OS ALUNOS QUE JÁ CONHECEM O SISTEMA DE BASE ALFABÉTICA (COM
PROBLEMAS DE ORTOGRAFIA, SEGMENTAÇÃO, PARAGRAFAÇÃO.) OS PROFESSORES DEVERÃO
REALIZAR UMA ATIVIDADE DE REESCRITA.
PARA OS ALUNOS DO CICLO II - REESCRITA DE UM CONTO – A ESCOLHA DESSE GÊNERO É INDICADA, POIS OS CONTOS GERALMENTE TEM UMA ESTRUTURA COMPOSIONAL LINEAR).
SUGESTÃO: Fazer a leitura de um conto para os alunos. Se for conhecido, leia uma vez. Se for desconhecido, leia mais de uma vez.
Saiba mais:
·
Material
programa de Formação de Professores Alfabetizadores – LETRA E VIDA
·
“A
escrita do nome”, capítulo do livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, Ana Teberosky.
São Paulo, UNICAMP/Trajetória Cultural
·
“Como
fazer o conhecimento do aluno avançar”, capítulo do livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, de Telma Weisz. São Paulo.
Ática.
·
Ler e Escrever na
Escola: o real, o possível, o necessário, de Delia Lerner.
Porto Alegre, Artmed. 2001
SUGESTÃO PARA O REGISTRO DA ESCRITA DOS ALUNOS
Aluno
|
Análise
da escrita
|
Saberes
/ não saberes do professor
|
SEGUE PLANILHA COM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCRITA DO ALUN0
O DESAFIO:
ALUNOS
QUE AINDA NÃO SABEM LER E
ESCREVER
O que mais ouvimos no cotidiano escolar e
no discurso escolar é que há na escola alunos que estão há anos nos bancos
escolares e ainda não sabem ler e escrever. As avaliações internas e externas
comprovam essa realidade.
Esse grave problema merece atenção
especial, seja lá qual for sua idade ou ano que esteja matriculado. Segundo, a
revista Nova Escola (ano XXVII- nº 250- março 2012), “o adolescente não pode se tornar o centro de
uma situação em que ninguém se responsabiliza pela questão ou, pior ainda, em
que o professor de Língua Portuguesa é apontado como o culpado por ela.”
Não saber ler e escrever além de implicar
em graves conseqüências para o aprendizado em todas as disciplinas. Torna o
aluno uma pessoa excluída do processo de aprendizagem e da própria sociedade
contemporânea, já denominada sociedade do conhecimento.
O ponto de partida é diagnosticar as
situação de analfabetismo, enfrentar o problema e buscar soluções. Não podemos
abandoná-lo à própria sorte.
Identificar a falta de familiaridade com
a leitura e escrita requer atenção e sensibilidade além de compromisso e
persistência. As origens podem ser muitas: problemas de visão, audição,
familiares, timidez dentre outros.
O ponto de partida é um diagnóstico com
procedimentos simples, mas pontuais. Como sabemos que grande maioria dos
Professores da Educação Básica II não é especialista em alfabetização, mas
preocupados com essa situação e procuram ações que favoreçam os avanços desses
alunos, segue passo a passo, procedimentos para diagnosticar o que esse aluno já
sabe e algumas situações de aprendizagem voltadas para esses
alunos.
Assim, é de fundamental importância avaliar as questões gramaticais, a organização textual, a ortografia.
Como avaliar????
PROPONHA
SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO.
DICAS:
1. solicitar a reescrita de um conto, ou história
conhecida.
2. ler um conto e pedir que reescrevam o final.
3. explique que essa atividade será essencial para
planejamento de suas aulas e que ajudará a turma a avançar em sua aprendizagem.
4. Verifique as questões de pontuação,uso das
maiúsculas e minúsculas, ortografia ( troca de letras, escrita de como se fala
a palavra( ou seja: interferencia da fala na escrita) e as regras de
concordância verbal e nominal.
Lembre-se de verificar os aspectos relacionados ao gênero
(composição textual)
Faça um levantamento dos erros mais comuns e planeje suas aulas de forma
a trabalhar primeiro os mais comuns, sem deixar de lado as dificuldades
individuais.
Outra dica: para essa avaliação você pode utilizar a ficha de orientação para correção utilizada no SARESP, pois ela contempla todos os aspectos acima relacionados.
Colabore com novas sugestões, seja através de comentários aqui no blog ou através do e-mail: sch61.deosasco@gmail.com
Outra dica: para essa avaliação você pode utilizar a ficha de orientação para correção utilizada no SARESP, pois ela contempla todos os aspectos acima relacionados.
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