Para saber o que seus alunos sabem sobre a escrita e os aspectos discursivos

Professor:
Nesse início do ano é importante para planejar suas ações e atender às necessidades ou dificuldades de seus alunos, é importante você avaliar ou detectar como andam seus alunos com relação aos padrões de escrita  e aspectos discursivos. Para  isso é essencial fazer uma sondagem das capacidades de leitura e escrita de seus alunos. Ou seja, o aluno já domina o sistema de base alfabética, ou   como os professores dizem: ele já está alfabetizado. Entretanto, muitas vezes, esse mesmo aluno não consegue avançar em outras disciplinas por falta da capacidade, ou comportamento leitor. Seu aprendizado fica comprometido por falta dessa compreensão.
Assim, é de fundamental importância avaliar as questões gramaticais, a organização textual, a ortografia.
Como avaliar????
Proponha uma situação de produção de texto.
Dicas:
  •  solicitar a reescrita de um conto, ou história conhecida.
  •  ler um conto e pedir que reescrevam o final.
  • explique que essa atividade será essencial para planejamento de suas aulas e que ajudará a turma a avançar em sua aprendizagem.
  • Verifique as questões de pontuação,uso das maiúsculas e minúsculas, ortografia ( troca de letras, escrita de como se fala a palavra( ou seja: interferencia da fala na escrita) e as regras de concordância verbal e nominal.
  • Lembre-se de verificar os aspectos relacionados ao gênero  (composição textual)
Faça um levantamento dos erros mais comuns e planeje suas aulas de forma a trabalhar primeiro os mais comuns, sem deixar de lado as dificuldades individuais.

Outra dica:  para essa avaliação você pode utilizar a ficha de orientação para correção utilizada no SARESP, pois ela contempla todos os aspectos acima relacionados.
Colabore com  novas sugestões, seja através de comentários aqui no blog ou  através do e-mail: sch61.deosasco@gmail.com


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA