AVALIAÇÃO EM PROCESSO 2013
DO
15/2/2013 - Seção I - Pág.21
Comunicado Conjunto CIMA/CGEB de 14-02-2013
Avaliação da Aprendizagem em Processo – Quarta Edição –
Primeiro Semestre de 2013
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação
Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica,
considerando a importância de: - apoiar as ações de planejamento escolar
previstas para o início de 2013 e sua continuidade nas ATPC;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos
da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração
de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os
processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de
Língua Portuguesa e Matemática;
- ampliar o universo de alunos atendidos, nas edições anteriores,
pelo programa da Avaliação da Aprendizagem em Processo;
Comunicam:
ENSINO FUNDAMENTAL
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para
os alunos, da rede estadual regular, do 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino
Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
2- As provas, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem
em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de
procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à
elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar
dificuldades dos alunos objetivando a superação das mesmas.
3- As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 15 questões objetivas;
b) Matemática – 10 questões, sendo a maioria objetivas e algumas
dissertativas; c) Produção Textual -para o Ensino Fundamental – conto (6°ano),
narrativa de aventura (7°ano), notícia (8°ano) e receita (9°ano);
ENSINO MÉDIO
- para o Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries). 4 –
As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de
uma sequência de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar
mais de uma aula para o desenvolvimento da ação.
5 – A aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre
04 e 08 de março, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção
Textual;
c) preferencialmente aulas duplas. 6- O material de aplicação
(provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, organizado por
escola, contendo:
6.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino
Fundamental; 6.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino
Fundamental;
6.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino
Fundamental;
6.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino
Fundamental;
6.5- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
6.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino
Médio;
6.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino
Médio;
6.8- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino
Fundamental;
6.9- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino
Fundamental;
6.10- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino
Fundamental;
6.11- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino
Fundamental;
6.12- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino
Médio;
6.13- Provas de Matemática para turmas da 2ª
série do Ensino Médio;
6.14- Provas de Matemática para turma da 3ª série do
Ensino Médio;
6.15- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano doEnsino
Fundamental; 6.16- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino
Fundamental;
6.17- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino
Fundamental;
6.18- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino
Fundamental;
6.19- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino
Médio;
6.20- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino
Médio; e,
6.21- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino
Médio.
7 - As provas mencionadas no item 6 do presente comunicado foram
impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos
da Secretaria, com data base de 21-01-2013, e serão entregues nas Diretorias
com exemplares adicionais por classe/disciplina/ano/série para suprir eventuais
alterações numéricas ocorridas em data posterior à do planejamento
central da avaliação.
7.1 - as provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo
Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias
de Ensino.
7.2 – as provas destinadas aos alunos da Fundação CASA serão
impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, onde ficarão
disponibilizadas àquela Fundação que se responsabilizará pela sua retirada e
distribuição para aplicação nas respectivas unidades.
8 - A distribuição das provas impressas, mencionadas no item 6,
para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período de 18 a 28 de fevereiro,
devendo as mesmas se organizarem para a recepção e controle de recebimento e
entrega destes materiais para as escolas.
8.1 – Na ocorrência de problemas relacionados à logística da
entrega das provas, contatar, na FDE -Fundação para o Desenvolvimento da
Educação/GSU/DOM-Osasco: Cristiano Cebrian Seguer ou Rafael Lastri
(11-3696-2861)
8.2 – Na ocorrência de problemas similares, especificamente relacionados
às provas para o atendimento aos alunos com deficiência visual, contatar na
CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica: Suely Bomfim (11-3218-8897
ou 3218-2113).
9 – Complementando as provas será produzido o material “Comentários
e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo
– Quarta Edição 2013
– destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizadas na elaboração dos
itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação das propostas de produção
textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c) orientações para a correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho
pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de
apoio ao currículo.
9.1-Os conteúdos destes materiais serão enviados às Diretorias de
Ensino por meio eletrônico, em período anterior ao da aplicação das provas,
para encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as
respectivas necessidades, contando com apoio dos NIT quando necessário.
10- As diferentes atividades a serem
desenvolvidas no contexto desta avaliação e do planejamento escolar, devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas,
destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores das
Oficinas Pedagógicas, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das
unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições
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