UMA GRANDE ALIADA: A LEITURA COMPARTILHADA






 
LEITURA COMPARTILHADA

Entendemos como Leitura compartilhada, a atividade de leitura que busca a compreensão do texto. Não é uma mera atividade onde cada aluno lê um parágrafo ou determinado fragmento. Trata de uma atividade onde todas as estratégias de leitura são acionadas.

·         Os conhecimentos prévios dos alunos são respeitados e  valorizados.

·         O aluno é instigado, mobilizado a levantar hipóteses sobre o assunto do texto - formular previsões, selecionar informações , confirmar se a hipótese levantada é verdadeira ou não, buscar atribuir sentido, significado ao vocabulário desconhecido no próprio texto. Enfim, compreender o texto.

·         Todos os alunos participam.

·         O  importante é todos alunos terem o texto em mãos,
·         Pode ser usada para  todas as disciplinas da grade curricular e com diferentes suportes , gêneros: para compreender um texto informativo ( divulgação científica), uma reportagem de jornal, um texto de estudo em Ciências, Geografia, História, Filosofia,etc, em uma roda de leitura, em uma roda literária,etc.

Como:

·         Leitura pelo professor: Com o texto em mão ( professor e alunos), mesmo que o aluno não saiba ler convencionalmente, ele deve ter o texto em mãos também, pois com a ajuda do professor ou de outro aluno, poderá saber que tudo o que está escrito pode ser lido. 

À medida que o professor vai  lendo, vai formulando questões que levam os alunos a formular hipóteses seja a partir do próprio título ou no transcorrer do texto. O papel de mediador do professor é fundamental


 

Saiba mais: Estratégia durante a leitura: tarefas da leitura compartilhada
o   SOLÉ, Isabel.”Estratégias de leitura”, 6ªediçã.Artmed-Porto Alegre,RS.1998,  pagina117 a121.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA