UMA GRANDE ALIADA: A LEITURA COMPARTILHADA
LEITURA
COMPARTILHADA
Entendemos
como Leitura compartilhada, a atividade de leitura que busca a compreensão do
texto. Não é uma mera atividade onde cada aluno lê um parágrafo ou determinado
fragmento. Trata de uma atividade onde todas as estratégias de leitura são
acionadas.
·
Os
conhecimentos prévios dos alunos são respeitados e valorizados.
·
O
aluno é instigado, mobilizado a levantar hipóteses sobre o assunto do texto - formular
previsões, selecionar informações , confirmar se a hipótese levantada é
verdadeira ou não, buscar atribuir sentido, significado ao vocabulário
desconhecido no próprio texto. Enfim, compreender o texto.
·
Todos
os alunos participam.
·
O importante é todos alunos terem o texto em
mãos,
·
Pode
ser usada para todas as disciplinas da grade curricular e com diferentes
suportes , gêneros: para compreender um texto informativo ( divulgação científica), uma
reportagem de jornal, um texto de estudo em Ciências, Geografia, História, Filosofia,etc, em uma roda de leitura, em uma roda literária,etc.
Como:
·
Leitura
pelo professor: Com o texto em mão ( professor e alunos), mesmo que o aluno não
saiba ler convencionalmente, ele deve ter o texto em mãos também, pois com a
ajuda do professor ou de outro aluno, poderá saber que tudo o que está escrito
pode ser lido.
À medida que o professor vai lendo, vai formulando questões que levam os alunos a formular hipóteses seja a partir do próprio título ou no transcorrer do texto. O papel de mediador do professor é fundamental
À medida que o professor vai lendo, vai formulando questões que levam os alunos a formular hipóteses seja a partir do próprio título ou no transcorrer do texto. O papel de mediador do professor é fundamental
Saiba mais: Estratégia durante a leitura: tarefas da leitura
compartilhada
o
SOLÉ, Isabel.”Estratégias de leitura”, 6ªediçã.Artmed-Porto
Alegre,RS.1998, pagina117 a121.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.