Inscrições abertas para curso de
Resenhas
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO
A abertura para as solicitações
de inscrição para o curso Sequência
didática: aprendendo por meio de resenhas será no dia 25/02 a partir das
14h, aqui na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O curso é
destinado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e a
coordenadores pedagógicos em exercício nas escolas públicas do Brasil. Para
conhecer em detalhes o programa do curso e as condições de participação, vá até
a página do curso aqui na Comunidade.
Embora muitas pessoas pensem que esse curso é destinado ao professor que deseja aprender como ensinar seus alunos a escreverem resenhas, não é isso que acontece. Nele, a resenha funciona como um pretexto para que o professor possa vivenciar, como produtor de textos, uma sequência didática para escrever um gênero do discurso. O curso tem como objetivo principal que os alunos entendam os princípios de trabalho da sequência didática para a escrita de textos de um determinado gênero do discurso.
Neste curso, será possível:
● vivenciar os passos de uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural;
● compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD;
● exercitar algo da “arte” de elaborar atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.
Os professores selecionados receberão e-mails de confirmação a partir do dia 27/02 para que possam validar sua participação. Aqueles que não confirmarem seu interesse até a data estipulada no e-mail estarão cedendo sua vaga aos participantes em lista de espera, que poderão receber e-mails de confirmação até o dia 08/03. Portanto, fique atento à sua caixa de e-mails. O critério de seleção para inscrição será ter as condições necessárias para participar e a ordem de recebimento das solicitações. A lista de espera será formada pelos professores que realizarem a solicitação de inscrição após o preenchimento de todas as vagas e atenderem as condições para a participação.
O que é preciso para participar do curso:
Embora muitas pessoas pensem que esse curso é destinado ao professor que deseja aprender como ensinar seus alunos a escreverem resenhas, não é isso que acontece. Nele, a resenha funciona como um pretexto para que o professor possa vivenciar, como produtor de textos, uma sequência didática para escrever um gênero do discurso. O curso tem como objetivo principal que os alunos entendam os princípios de trabalho da sequência didática para a escrita de textos de um determinado gênero do discurso.
Neste curso, será possível:
● vivenciar os passos de uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural;
● compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD;
● exercitar algo da “arte” de elaborar atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.
Os professores selecionados receberão e-mails de confirmação a partir do dia 27/02 para que possam validar sua participação. Aqueles que não confirmarem seu interesse até a data estipulada no e-mail estarão cedendo sua vaga aos participantes em lista de espera, que poderão receber e-mails de confirmação até o dia 08/03. Portanto, fique atento à sua caixa de e-mails. O critério de seleção para inscrição será ter as condições necessárias para participar e a ordem de recebimento das solicitações. A lista de espera será formada pelos professores que realizarem a solicitação de inscrição após o preenchimento de todas as vagas e atenderem as condições para a participação.
O que é preciso para participar do curso:
• Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso;
• Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados;
• Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los;
• Dispor de conexão estável regular com a internet;
• Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.
As primeiras turmas do curso em 2013 terão início no dia 04/03. Nessa edição, serão oferecidas ao todo 480 vagas divididas em 16 turmas, sendo uma parte reservada para professores indicados pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Todas as turmas serão conduzidas por um mediador que, ao final do curso, poderá indicar participantes para mediar turmas futuras.
Caso não consiga participar de uma das turmas de março, fique tranquilo: novas turmas serão oferecidas nos meses de maio, agosto e outubro.
• Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados;
• Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los;
• Dispor de conexão estável regular com a internet;
• Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.
As primeiras turmas do curso em 2013 terão início no dia 04/03. Nessa edição, serão oferecidas ao todo 480 vagas divididas em 16 turmas, sendo uma parte reservada para professores indicados pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Todas as turmas serão conduzidas por um mediador que, ao final do curso, poderá indicar participantes para mediar turmas futuras.
Caso não consiga participar de uma das turmas de março, fique tranquilo: novas turmas serão oferecidas nos meses de maio, agosto e outubro.
1.
Exercitar algo da "arte" de
elaborar atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir
textos na escola.
Público-alvo:
Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Ensino Médio em
exercício de escolas públicas do Brasil
Duração: 9
semanas
Carga horária: 80h
Programa: clique aqui para conhecer
Metodologia: O curso
está dividido em sete módulos. As atividades são totalmente assíncronas (podem
ser realizadas no horário mais adequado ao participante) e de diferentes tipos:
autoinstrucionais (exercícios realizados individualmente, sem interação ou
mediação), interativas (debates em fóruns) e mediadas (tarefas por escrito
enviadas pelo participante e comentadas pelo mediador). O participante deve
realizar essas atividades em tempo determinado, ao término do qual não será
mais possível enviar trabalhos.
O que é preciso para participar:
Certificação para os participantes que realizarem 75% das atividades solicitadas no curso.
Certificação para os participantes que realizarem 75% das atividades solicitadas no curso.
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