Caminhos da Reescrita no Gênero Artigo de Opinião
Aspectos da seleção
lexical na reescrita escolar de
Artigo de opinião
EE Rosa Bonfiglioli
Prof.ª Cristiane de Carvalho
Coautoras: Edna Aparecida Cabral e Maria das
Graças R. Fernandes. (Sala de Leitura)
A professora Cristiane de Carvalho,
da EE. Rosa Bonfiglioli, elaborou essa Sequência Didática em parceria com as
professoras da Sala de Leitura: professoras Edna
Aparecida Cabral e Maria das
Graças R. Fernandes.
Esta Sequência Didática
voltada para a reescrita enquanto um processo de refaçção[1] a partir
da produção de um artigo de opinião propôs a reflexão acerca dos aspectos discursivos, textuais e
linguísticos no processo de reescrita escolar de artigos de opinião. Além
disso, discutir, analisar e explorar na prática e no uso social a função da seleção
lexical.
No processo de
reescrita, sabe-se que mesmo quando se exige a releitura, muitos alunos não conseguem
identificar seus erros, e quando o fazem se atém aos aspectos visíveis: os
problemas ortográficos e de acentuação.
Para atingir os
objetivos propostos a professora elaborou atividades e exercícios que
disponibilizassem instrumentos linguísticos onde o aluno pudesse revisar seu texto.
Desse modo ao se distanciar de seu próprio texto o aluno pode atuar sobre sua a
produção escrita criticamente.
[1]
Segundo PCNs de Língua Portuguesa, a refacção faz parte do processo de escrita:
durante a elaboração de um texto, se releem trechos, se reformulem passagens.
Um texto pronto será quase sempre produto de sucessivas versões. (PCNs-LP.
1998. Página77)
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.