Sequência Didática e Atividades de aprendizagem foram
o conteúdo desenvolvido em Encontro de ATPC (Aula de Trabalho
Pedagógico Coletivo) na Unidade Escolar “Educador Paulo Freire", da
Diretoria de Ensino da Região de Osasco.
O objetivo desse tema foi atender uma demanda
proposta por uma das professoras da escola. E, após contato com o trio gestor
considerou-se que seria interessante e importante que o mesmo fosse
conteúdo de uma ATPC, pois um número mais significativo de professores, de
diferentes disciplinas poderiam se beneficiar em suas com esse tema, já
que é pertinente a todas as disciplinas. Após a etapa inicial (colocação ao
grupo de professores participantes a justificativa e objetivos desse
conteúdo e entrega da pauta), foi verificado o conhecimento prévio dos
professores sobre as Modalidades Organizativas e as atividades previstas
foram sendo desenvolvidas, buscando no primeiro momento um breve histórico
sobre SD e o olhar de alguns autores sobre a mesma. Numa relação
dialética o tema foi se desenvolvendo sempre buscando relacioná-lo com o
Currículo Oficial, as crenças do professor e suas implicações na "práxis".
No segundo momento, foi abordado a SD e as Situações de Aprendizagem.
Após a sistematização, algumas dúvidas sobre o tema abordado e outras pertinentes
ao cotidiano escolar, ATPC foi encerrada. Deixamos com os Professores
Coordenadores da Unidade Escolar, modelos de boas SD e textos para subsidiar ações
desses profissionais junto aos professores como objetivo de investir na
formação continuada de seus professores.
Referências Bibliográficas
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.