Sondagem Diagnóstica para alunos que não escrevem convencionalmente
Professor:
Um dos grandes desafios que
nos deparamos atualmente é a situação dos alunos, que mesmo tendo concluído o
Ciclo I, ou seja, séries iniciais do Ensino Fundamental, que ainda não leem e
escrevem com autonomia.
Essa situação é bastante
conhecida por nós, professores da rede estadual de ensino. Também sabemos as
implicações dessa realidade.
Não é hora de procurar, nem apontar
culpados. É hora de todos se empenharem e reverter esse quadro. E somos a peça
chave nesse processo de promover avanços na aprendizagem desses alunos
comprometidos pela defasagem idade-série/ano e autoestima.
Os estudiosos, teóricos
atuais apontam que ensinar a ler e a escrever exige um constante estudo para
conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagens e as atividades
fundamentais em classe. Segundo matéria na revista Nova Escola,
janeiro/fevereiro de 2011 e retomada nas edições posteriores, o que não pode
faltar na sala de aula, quando pensamos em alfabetização:
Comece pensando: o que será que uma criança que não escreve convencionalmente pensa a respeito da escrita. Veja alguns exemplos no anexo 2
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