Sondagem Diagnóstica para alunos que não escrevem convencionalmente



Professor:

Um dos grandes desafios que nos deparamos atualmente é a situação dos alunos, que mesmo tendo concluído o Ciclo I, ou seja, séries iniciais do Ensino Fundamental, que ainda não leem e escrevem com autonomia.  

Essa situação é bastante conhecida por nós, professores da rede estadual de ensino. Também sabemos as implicações dessa realidade.

Não é hora de procurar, nem apontar culpados. É hora de todos se empenharem e reverter esse quadro. E somos a peça chave nesse processo de promover avanços na aprendizagem desses alunos comprometidos pela defasagem idade-série/ano e autoestima.

Os estudiosos, teóricos atuais apontam que ensinar a ler e a escrever exige um constante estudo para conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagens e as atividades fundamentais em classe. Segundo matéria na revista Nova Escola, janeiro/fevereiro de 2011 e retomada nas edições posteriores, o que não pode faltar na sala de aula, quando pensamos em alfabetização:
  
Comece pensando: o que será que uma criança que não escreve convencionalmente pensa a respeito da escrita. Veja alguns exemplos no anexo 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA