Os nove jeitos mais comuns de avaliar
Segundo matéria da Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml
Nesse mesmo link saiba mais sobre avaliação escolar.
Segundo matéria da Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml
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Prova objetiva | |
definição | Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível |
função | Avaliar quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo |
vantagens | É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula |
atenção | Pode ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar quanto o aluno adquiriu de conhecimento |
planejamento | Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas |
análise | Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas |
como utilizar as informações | Liste os conteúdos que os alunos precisam memorizar; ensine estratégias que facilitem associações, como listas agrupadas por idéias, relações com elementos gráficos e ligações com conteúdos já assimilados |
Prova dissertativa | |
definição | Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar |
função | Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las |
vantagens | O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão |
atenção | Não mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não permite amostragem |
planejamento | Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar seus pensamentos |
análise | Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos a clareza das idéias, para a capacidade de argumentação e conclusão e a apresentação da prova |
como utilizar as informações | Se o desempenho não for satisfatório, crie experiências e motivações que permitam ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes |
Seminário | |
definição | Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto |
função | Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz |
vantagens | Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a oralidade em público |
atenção | Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido |
planejamento | Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; solicite relatório individual de todos os alunos |
análise | Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões |
como utilizar as informações | Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos |
Trabalho em grupo | |
definição | Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente |
função | Desenvolver o espírito colaborativo e a socialização |
vantagens | Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo |
atenção | Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido |
planejamento | Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos |
análise | Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final |
como utilizar as informações | Em caso de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a colaboração seja o elemento principal |
Debate | |
definição | Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico |
função | Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes |
vantagens | Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito |
atenção | Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas |
planejamento | Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, filme a discussão para análise posterior |
análise | Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas |
como utilizar as informações | Crie outros debates em grupos menores; analise o filme e aponte as deficiências e os momentos positivos |
Relatório individual | |
definição | Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos |
função | Averiguar se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de texto |
vantagens | É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais |
atenção | Evite julgar a opinião do aluno |
planejamento | Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado |
análise | Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, gramática, apresentação) |
como utilizar as informações | Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos |
Autoavaliação | |
definição | Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem |
função | Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos fortes e fracos |
vantagens | O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e a aperfeiçoar potencialidades |
atenção | O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender |
planejamento | Forneça ao aluno um roteiro de auto-avaliação, definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e comportamentos e peça para ele indicar aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço |
análise | Use esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o planejamento dos próximos conteúdos |
como utilizar as informações | Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades |
Observação | |
definição | Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas |
função | Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora |
vantagens | Perceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse processo |
atenção | Faça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem |
planejamento | Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados |
análise | Compare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento |
como utilizar as informações | Esse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso |
Conselho de classe | |
definição | Reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma |
função | Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões |
vantagens | Favorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista |
atenção | Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação |
planejamento | Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções |
análise | O resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às intervenções necessárias no processo de ensino-aprendizagem considerando as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora dos alunos |
como utilizar as informações | O professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário |
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