DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA






ATIVIDADE 1: DITADO INTERATIVO
Objetivos
·          Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras.
·         Incentivar a busca por caminhos para resolver dúvidas ortográficas, recorrendo a
               regras.

Planejamento
Quando realizar? Em qualquer época do ano.
·         Contudo, deve-se ter o cuidado em garantir a apreciação do poema e divulgação dos dados do autor antes da exploração da ortografia.
Como organizar os alunos? Depois da discussão coletiva do texto, devem realizar a atividade     individualmente.
Que materiais serão necessários? Folha da atividade e caderno.
Qual a duração? Cerca de 50 minutos.

Encaminhamento
·         Antes de comentar o encaminhamento, cabe relembrar que esta é uma proposta didática sugerida por Morais (1999) que se utiliza da prática do ditado interativo, mas ao invés de apenas verificar conhecimentos dos alunos, servindo para a avaliação da aprendizagem, este ditado objetiva ensinar ortografia. O ditado interativo é feito com pausas para discussões sobre dúvidas ortográficas. Nesta proposta  deve-se utilizar um texto conhecido pelas crianças. Portanto, dias antes de realizála, leia o poema para a turma e no dia da atividade não deixe de recolhê-lo para evitar cópias.

·         Durante a atividade anote os erros das crianças, pois estes devem ser utilizados posteriormente na organização de seqüências de atividades.
·         Apresente o poema Cirandas, leia o título e converse sobre ele com os alunos.Você pode utilizar as questões sugeridas, a seguir, para a compreensão mais global do texto:

1. O que você entendeu do poema? Sobre o que está falando?
2. Durante a leitura do poema você se lembrou de outros textos? Comente.
3. O que será que o poeta quis dizer com: “e lá fora a brincadeira de roda/ é uma saudade
tão grande/ que nem caberia naquela rua/ que um dia já foi minha.”

Proponha o ditado interativo: você dita um verso do poema, sem interrupções. Os alunos prestam atenção e escrevem. Caso haja dúvida o aluno levanta a mão e você repete o verso todo. Você não deve ditar apenas uma palavra do verso, pois é importante garantir trechos com significado, evitando um ditado cuja leitura tenha marcas de decodificação das sílabas ou palavra. Portanto, utilize o tom normal de voz, sem ênfases em determinadas palavras.

Durante a escrita, os alunos devem identificar as palavras mais difíceis de escrever e questionar o professor e colegas a respeito da grafia correta. Você deve discutir as diferentes possibilidades de grafar a palavra posta em dúvida, sem, no entanto, dar a resposta imediatamente. A resposta deve aparecer na discussão pela análise das possibilidades apresentadas e abandono daquelas consideradas equivocadas.

Se você considerar que uma palavra que representa uma dificuldade importante não foi mencionada aproveite para sugeri-la aos alunos para que escrevam e discutam.

Por exemplo, caso já tenha trabalhado a seqüência de atividade L / U finais, você poderá chamar a atenção das crianças para destacarem as palavras que indicam ações no passado ou as terminadas com u (quebrou, asfaltou, deu, calou) para resgatarem o que foi estudado naquela atividade, como uma forma de retomada da regra elaborada por eles. Cabe chamar a atenção para chapéu, que termina com u, mas é um substantivo e não um verbo. Se considerar pertinente, é hora de acrescentar que temos substantivos terminados com u, mas não temos verbos no passado (3ª pessoa) terminados com l.

É importante que a atividade não ultrapasse o tempo estabelecido. Caso a discussão se amplie, você pode tanto continuar num outro dia, quanto escolher outro poema, música para realizar um novo ditado.

 Como lição de casa oriente os alunos a fazerem um comentário sobre a atividade
realizada, a partir do título: O que aprendi hoje com o ditado interativo.

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