SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA

 
LEITURA COMPARTILHADA
 
 

Entendemos como Leitura compartilhada, a atividade de leitura que busca a compreensão do texto. Não é uma mera atividade onde cada aluno lê um parágrafo ou determinado fragmento. Trata de uma atividade onde todas as estratégias de leitura são acionadas.
 
·         O conhecimento prévio dos alunos é acionado e respeitado,
 
·         O aluno é mobilizado a levantar hipóteses sobre o assunto do texto - formular previsões, selecionar informações, confirmar se a hipótese levantada é verdadeira ou não, buscar atribuir sentido, significado ao vocabulário desconhecido no próprio texto. Enfim, compreender o texto.

·         Todos os alunos participam,
·         O importante é todos alunos terem o texto em mãos,
·         Pode ser usada para uma todas as disciplinas da grade curricular e com diferentes objetivos: para compreender um texto informativo (divulgação científica), uma reportagem de jornal, um texto de estudo em Ciências, Geografia, História, filosofia, em uma roda de leitura, em uma roda literária, etc.
 
Como:
 
·         Leitura pelo professor: Com o texto em mão (professor e alunos), mesmo que o aluno não saiba ler convencionalmente, ele deve ter o texto em mãos também, pois com a ajuda do professor ou de outro aluno, poderá saber que tudo o que está escrito pode ser lido. À medida que vai lendo, vai formulando questões que levam os alunos a formular hipóteses já  a partir do próprio título.
 
   
·         Nessa postagem, sugerimos como estratégia a leitura compartilhada segundo os procedimentos acima.
 
·         Nas próximas sondagens você entrará em contato com as propostas de leitura significativ.
Neste exemplo, o texto do professor está no PPT. Mas, ele poderá ter o texto em mão e aproveitar somente as sugestões/ intervenções do professor.
 





 
 

 









                                    









 
 
 
 
 
A crônica é de Fernando Sabino.
Professor é importante conhecer dados biográficos sobre o autor, seu estilo, enfim, para preparar os alunos para entrar em contato com uma produção do autor.
A crônica é de Fernando Sabino. Professor é importante o professor conhecer dados biográficos sobre o autor, seu estilo, enfim, para preparar os alunos para entrar em contato com uma produção do autor.




 
 
 
 

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA