QUANDO SEU ALUNO PARECE NÃO AVANÇAR... QUE FAZER....

                                Quando seu aluno parece não avançar, escreve que você não consegue entender (ler) o que está escrito, às vezes faz uso de letras ou grafismos  que parecem lembrar letras, isso significa  que seu aluno ainda não compreende a base alfabética ou o sistema de escrita que utilizamos. Ele  ainda não compreende o que a escrita representa e como o sistema se organiza. Para compreender esse desafio ele precisa da mediação de alguém. E na escola é o professor que fará essa mediação. Não se desespere. Para ele, separar silabas localizar palavras em caça palavras, cruzadinhas é um desafio que está além de suas competências, ou melhor, de seus conhecimentos. Um bom ponto de partida é mostrar ao aluno o nosso alfabeto, o nome das letras, sua sonoridade. Mas, só isso não basta. Outra fonte de referencia é sua própria identidade: seu nome.

Veja como a escrita do próprio nome ou do nome próprio pode ajudar seu aluno a compreender, decifrar ou construir (esse processo recebe várias denominações que vão muito além da mera decodificação). Na próxima oportunidade, analisaremos o que representa a decodificação e suas implicações e a diferença  de natureza conceitual quando dizemos que o aluno já compreende o sistema de escrita. Bem, isso é para depois. Continuando: quando enfatizamos que a escrita do próprio nome ou do nome próprio oferece excelentes atividades para a criança conhecer e  compreender o sistema de base alfabética que nos permite fazer uso da escrita. Segue abaixo Situações de leitura e escrita de nomes :




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA