DICAS PARA PROMOVER APRENDIZAGENS




DICAS PRÁTICAS PARA O PLANEJAMENTO DO TRABALHO:
PARA TODOS OS ALUNOS E QUE COLABORAM PARA O AVANÇO DA APRENDIZAGEM DE TODOS, INCLUSIVE DOS ALUNOS DE INCLUSÃO

1.      LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS ( CONTOS, CONTOS FANTÁSTICOS, CONTOS TRADICIONAIS ( Câmara Cascudo, tem ótimos contos), histórias contemporâneas, lendas


2.      LEIA COM ELES, EM VOZ ALTA TODOS OS  DIAS:  PARLENDAS, QUADRINHAS, POEMAS, ADIVINHAS E OUTROS TEXTOS MEMORIZÁVEIS. Os textos podem estar em num cartaz no mural, em um papel, com uma cópia para cada aluno ou mesmo escritos na lousa


3.      Proponha também momentos de leitura nos quais:
a.      Possam explorar livros, revistas e jornais livremente, como na biblioteca, canto de leitura,..
b.      PosSam ler ajudados pelo professor, com diferentes propósitos.
c.       Possam ler, com a ajuda do professor, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o  conhecimento  que já possuem sobre a função da escrita.

ATENÇÃO: Sempre que possível, leve o suporte no qual o texto foi impresso. Se for uma notícia de jornal, procure levar o jornal para que os alunos tenham contato com esse portador.Se for um verbete de enciclopédia, leve o volume do qual foi extraído. Um conto. O livro. As regras de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa do jogo.


COM RELAÇÃO À ESCRITA:
1.       ESCREVA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA
a.       Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto de trabalho realizado até o momento.
b.      CARTAS ou bilhetes, produzidos de forma conjunta com a turma.o assunto pode variar: bilhete para pesquisar o nome dos familiares, para obter informações sobre as datas de nascimento, outras solicitações que estejam no contexto.
2.       PROFESSOR: PROPONHA QUE OS ALUNOS ESCREVAM TODOS OS DIAS
a.       o próprio nome, em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, com consulta ou não.
b.      A data em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, copiando-a da lousa.

3.       ESCREVA NA FRENTE DELE DELES TODOS OS  DIAS
A atividade que será desenvolvida, os grupos que irão trabalhar,o título do texto que ser lido no momento de leitura.
4.       COM ALUNOS  QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE( PRÉ-SILÁBICOS, SILÁBICOS SEM VALOR SONORO, OU COM VALOR SONORO E SILÁBICO ALFABÉTICO)
a.       Criar atividades voltadas para aprendizagem do alfabeto, ou seja, dos nomes das letras e da forma gráfica de cada uma delas.
b.      Criar atividades com letra móveis.

5.       Elaboração de projetos de Leitura e Escrita, onde o produto final será socializado: com os pais, alunos de outra turma, alunos de outro período. Ex. mural com produções de contas, ou poesia, ou receitas, ou cantigas, ou piadas,etc....
6.       Como a leitura de textos literários será diária, o professor , poderá elaborar uma planilha  onde será registrado os títulos dos textos, ou  livros lidos . SUGESTÃO
DATA
TÍTULO
AUTOR
EDITORA
GÊNERO
OBS.












7.       CONHECER O NOME E A FORMA DAS LETRAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO SE ALFABETIZANDO. ALÉM DISSO , OS ALUNOS TÊM DE CONHECER A FORMA GRÁFICA DAS LETRAS  E A ORDEM ALFABÉTICA.
Assim , o professor , pode:
a.       Afixar as letras do alfabeto completo em letra bastão para que os alunos colem em seu caderno,
b.      Fazer um marcador de livros, ou ficha avulsa com  o alfabeto completo, para que possam utilizá-lo sempre que precisarem.
c.       Organizarem atividades de completar com letras do alfabeto, utilizando esse material ,
d.      Completar o alfabeto que está incompleto. A criança  deverá ser solicitada a identificar a letra e completar a planilha.
e.      Propor aos alunos que analisem quais as letras que compõem seu nome, o determinado objeto
f.        No reforço, principalmente, a professora  ensinará os alunos a cantarolar o abecedário.

8.       AS ATIVIDADES COM O ALFABETO DEVEM ACONTECER APENAS, ENQUANTO HOUVER ALUNOS QUE NÃO SABEM O NOME DAS LETRAS,. DEPOIS DISSO, ELES PERDEM A FUNÇÃO

9.       SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM O NOME PRÓPRIO:

a.      Bingo de letras
b.      Bingo de nomes
c.       Caça-palavras  ( cuidado com a quantidade de nomes)
d.      Jogo de forca
e.      Alfabeto móvel
f.        Listas
g.      Alfabeto móvel
h.      Escrita coletiva
i.        Acróstico ( composição poética em que cada letra de uma palavra pode formar outra palavra ou frase). O acróstico pode ser trabalhado com letras móveis de madeira, ou na lousa e deve sair de um mesmo campo semântico( nome próprio/frutas/animais...)
OBJETIVOS:
·         PROPORCIONAR À CRIANÇA UM CONTATO SISTEMÁTICO COM A PALAVRA ESCRITA.
·         CONHECER O SIGNIFICADO DA PALAVRA ESCRITA E COMPREENSÃO DO SEU  USO SOCIAL
·         RECONHECER E APRNDER ESCREVER SEU PRÓPRIO NOME.
·         RECONHECER A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO COMO FONTE DE IFORMAÇÃO E DE CONFLITOS.
·         VER NO BLOG MAIS SUGESTÕES

10.  TRABALHO COM LISTAS
11.  TRABALHO COM TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA...
12.   Professor: o importante é propor atividades onde o aluno ora faça a atividade sozinho, e ora faça com alguém que possa colaborar para que avance no processo ( veja sugestões no material do 1º encontro)
13.  Para os alunos alfabéticos, mas que ainda tem erros ortográficos,  o trabalho com dicionário é fundamental, principalmente para a escrita de palavras de natureza irregular.

   
Tão importante quanto a atividade em si é o modo como ela será desenvolvida junto aos alunos.
Uma boa situação de aprendizagem exige que o aluno coloque em jogo tudo o que sabe, para aprender o que não sabe.

 Pense e reflita: Qual o desafio posto para o aluno quando uma atividade é uma mera cópia?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA