Sabores da Leitura


                   SABORES DE LEITURA

As Unidades Escolares estão recebendo a publicação   “Sabores da Leitura”, material elaborado pela Prof.ª Cilza Bignotto e organizado pela equipe de Língua Portuguesa, contendo sequências de atividades com foco no ensino de leitura, utilizando textos dos acervos escolares. As atividades foram apresentadas e discutidas em 2011, numa série de três videoconferências “Sabores da Leitura”, que estão disponíveis nos links abaixo, conforme segue:
· VC Mitos e lendas - 08.08.2011
· VC Poesia - 12.09.2011
· VC Romance - 03.10.2011
 As situações de aprendizagem da coletânea “Sabores da Leitura” são sugestões para um trabalho diferenciado, de complementação ao desenvolvimento do Currículo de Língua Portuguesa, tanto nos anos finais do Ensino Fundamental, como no Ensino Médio. 
 Há diversas ideias que podem ser utilizadas pelos professores, especialmente por aqueles que têm, em suas turmas, alunos com dificuldades de aprendizagem, ou que apresentem alguma defasagem em relação ao que é esperado para o ano ou série em que se encontram. As propostas contribuem, também, para o trabalho desenvolvido pelos Professores da Sala de Leitura. 
 Considerando a publicação “Sabores da Leitura”, os Professores Coordenadores podem orientar os professores titulares e os auxiliares, bem como aqueles com turmas de Recuperação Intensiva, a articularem suas ações e elaborarem seus projetos e planos de aulas para desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, com base em diagnósticos realizados e/ou resultados das provas do Saresp e da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP.
 Recomendamos um olhar atento ao Ciclo Intermediário, prioritariamente às habilidades testadas com alunos do 6º ano EF, na AAP, para que os planos de ensino contemplem, também, o seu desenvolvimento ou aprimoramento, com vistas a garantir a aprendizagem e o melhor desempenho das turmas, em relação às práticas sociais de leitura e de escrita.
  Lembramos, ainda, que os alunos estão em processo de letramento ao longo de todo o período de escolaridade, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e mais do que isso, durante toda a vida, enquanto usuários da língua. Assim, ainda que alguns necessitem de atenção especial por apresentarem dificuldades no processo de aquisição da escrita, ressaltamos a importância de se considerar a concepção de que as práticas de leitura e de escrita são atividades realizadas em um contexto histórico e social e que, portanto, demandam um conjunto de saberes, que precisam ser ensinados1. 
 É importante ler, antecipadamente, a Introdução aos “Sabores da Leitura” (pp. 3 a 7), onde estão explicados todos os aspectos envolvidos na proposta das oficinas de leitura: atitudes e procedimentos, estratégias de leitura, diferentes modos de ler, entre outros.
(Adaptação  do texto do Boletim semanal CGEB Nº 47, de 22 de janeiro de 2014)


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