Material de Estudo para o Curso de Alfabetização

Texto de Telma  Weisz

Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal resolvido” 
O texto  aborda  o resultado das pesquisas que mostram as duas questõesas que a criança  tem que resolver para poder se apropriar de nosso sistema de representação da escrita.

Professores:
Segue o texto”Como se aprende a ler e escrever, ou prontidão, um problema mal colocado”. 
1.  Anotar no Caderno de Registro, a partir da leitura do título do texto, tudo que você supõe que ele tratar. O título é sempre uma fonte de informação sobre o conteúdo do texto — a partir dele, é possível perguntar a nós mesmos "o que sabemos sobre esse assunto?". Desse modo, acionamos uma série de conhecimentos prévios relacionados ao conteúdo e ao tipo de texto, ou seja, conhecimentos construídos ao longo das nossas experiências pessoais, que sempre contribuem para uma melhor compreensão do que lemos.

2.  Para que as anotações do seu Caderno de Registro fiquem organizadas e contextualizadas e, com o passar do tempo, não percam o sentido, é necessário que você registre sempre a orientação dada para a atividade, os títulos orientadores e a data em que você fez a atividade proposta. Neste caso, por exemplo:

a.      Faça a primeira leitura, observando no primeiro momento, de forma bem breve,, especialmente seus subtítulos.
b.     Identifique as ideias principais do primeiro subtítulo e anote-as.
c.      Continue a leitura até o segundo subtítulo e faça os mesmos procedimentos
d.     Continue lendo até o final.
e.      Elabore, por fim uma síntese.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA