quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Atenção Professores Coordenadores e Professores de Língua Portuguesa



Atenção Professores Coordenadores AAP/2017

e Professores de Língua Portuguesa

AAP/2017



Observações: Serão 12 (doze) questões.

As habilidades são as  pertinentes ao Bimestre. 

Neste primeiro bimestre em LP: 

6º anos: veja  Matriz de Avaliação Processual, Língua Portuguesa, p.16.

7º  anos: Matriz  de Avaliação Processual, LP p.22 e 23

8º anos: Matriz  de Avaliação Processual, LP p. 30 e  31

9º ano: Matriz  de Avaliação Processual, LP p. 38 e 39

Lembrando que: os conteúdos, a modalidade organizativa( modos de como o professor pode trabalhar os conteúdos para desenvolver as  habilidades propostas)e as habilidades já fazem parte do rol de habilidades do 5º, 4º, algumas até do 3º do /anos Iniciais do E.F.

Material de apoio além da Matriz  de Avaliação Processual, cadernos dos alunos, Orientações e Comentários de questões da AAP de anos anteriores, questões do  Saresp.

Tão importante quanto revisitar a AAP e planejar COMO  abordar a questão, tendo objetivos claros e definidos.

Professor, lembre-se:
"Uma boa situação de aprendizagem precisa oferecer desafios, o aluno tem que por em jogo tudo o que sabe para dar conta daquilo que precisa aprender".

Ex: Uso de pontuação: deve ser trabalhado em uso, no texto. O aluno pensar qual sua função no texto. Assim como os demais estudos linguísticos( substantivos/adjetivos/ pronomes pessoais- inclusive quanto utilizados como substitutos de termos anteriores/
verbo, adverbio/articuladores temporais e espaciais, etc.

Sugestões para planejar:

1. Verifique as dificuldades de seus alunos, pensando nas habilidades que precisam ser desenvolvidas.

2. Planeje situações desafiadoras

3. Pense em como organizar os alunos ( grupos colaborativos)

4. Socialize as informações que circulam  durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem.

5. Permita que os alunos expressem suas ideias e faça intervenções pontuais

6. Sistematize o que foi discutido, sempre dando destaque para o que essencial para a habilidade trabalhada.

Professor Coordenador : Envolva todos os professores- independente da disciplina.

TODOS PODEM E DEVEM AJUDAR NESTA FORÇA TAREFA.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.