Vídeos - sobre alfabetização

Professores que no Ensino Fundamental Anos Finais tenham alunos que ainda não leem ou escrevem convencionalmente




Os vídeos abaixo apresentam situações de aprendizagem que favorecem o aprendizado do aluno com relação a ler e escrever.



Como estamos falando de alunos dos 6º anos, as situações de aprendizagem merecem um olhar especial da Escola e dos Professores. 

Os estudos realizado sobre a incidência, as causas e natureza das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Aprender a ler é uma tarefa complexa e difícil para toda criança. Relacionar fonemas e grafemas exigem novas habilidades e novos desafios. 


 Apesar dos grandes desafios que  esta situação traz ao cotidiano escolar, a dificuldade na leitura e na escrita é um processo progressivo que merece uma ação contínua dos  professores e de todos os segmentos da unidade escolar

A professora Marlene Alexandroff  trabalha estratégias de leitura de cantigas de roda já conhecidas por uma turma de crianças, de 4 a 8 anos, em diferentes etapas do aprendizado da língua escrita.

As estratégias envolvem antecipação e localização de informações, relação entre leitura e imagem, jogo de rimas, entre outras.

São sugestões de situação de aprendizagem que merecem um olhar especial, e podem se tornarem adequadas aos alunos que ainda não leem ou escrevem com autonomia.
 ( in Plataforma do Letramento)
1.      Vídeo  1: Plataforma do Letramento - Brincadeiras orais (vídeo 1)
No primeiro vídeo da série Aprendizado Inicial da Escrita: uma proposta de sistematização, uma turma de crianças de idades entre 4 e 8 anos, junto com educadores, brinca com cantigas de roda e outras brincadeiras que fazem parte da cultura popular brasileira. A proposta é, respeitando as especificidades da criança, que tem o brincar como uma forma especial se relacionar com o mundo, sugerir maneiras lúdicas e criativas de estimular a apreensão da língua, em sua dimensão oral e escrita.

2.      Vídeo 2: Plataforma do Letramento - Leitura de cantigas (vídeo 2)
No segundo vídeo da série Aprendizado Inicial da Escrita: uma proposta de sistematização, a educadora Marlene Alexandroff trabalha estratégias de leitura de cantigas de roda já conhecidas por uma turma de crianças, de 4 a 8 anos, em diferentes etapas do aprendizado da língua escrita. As estratégias envolvem antecipação e localização de informações, relação entre leitura e imagem, jogo de rimas, entre outras.

3.      Vídeo 3: Plataforma do Letramento - Jogo de tatear (vídeo 3)
No terceiro vídeo da série Aprendizado Inicial da Escrita: uma proposta de sistematização, uma turma de crianças de idades entre 4 e 8 anos, participa de um jogo que, de maneira divertida e criativa, possibilita, entre outras coisas, o diagnóstico das hipóteses de escrita em que se encontram. Para os educadores, esta é uma ferramenta importante no início do trabalho de mediação da aprendizagem da língua escrita entre crianças.

( in  http://www.plataformadoletramento.org.br)

Saiba mais:
1.    http://www.plataformadoletramento.org.br/

2.    vídeos no youtube:

 - PIÃO SILÁBICO RECICLADO - CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS -   https://youtu.be/R30LrnzL_Ak

 -  Jogo fonológicos e de escrita (vídeo 4)  -  https://youtu.be/NZRBgHJlBXc

 - Diagnóstico na alfabetização inicial https://youtu.be/gOenpfDWPeA

Saiba mais:
 "Dificuldades na aprendizagem da Leitura: Teoria e Prática" . Terezinha Nunes, Lair Buarque, Peter  Bryant.

http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1382039595-Monografia_Ana_Paula_da_Silva_Petrolino.pdf
acesso em 05/04/2017




DIFICULDADE DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ...

dspace.bc.uepb.edu.br/.../PDF%20-%20Maria%20das%20Graças%20Maia%20Martin...

de MGM Martins - ‎2014 -
                                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA