5 de maio: Dia da Língua Portuguesa



Você sabia:
...que hoje, 5 de maio, é comemorado o  Dia da Língua Portuguesa  entre os países lusófonos.
... que a determinação  legal  é   uma  homenagem  da  Assembleia da República (o  que  corresponde, em  Portugal,  à  nossa Câmara dos Deputados).  O  dia,  escolhido em  1981, homenageia o poeta   Luiz Vaz  de  Camões,  autor de  Os Lusíadas.
... que  no Brasil, o idioma português também é celebrado durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em 5 de novembro. Esta data foi instituída no país através do decreto de lei nº 11.310/2006.
... que a Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006,  institui  o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A  lei brasileira  é   uma  homenagem  ao escritor  e  político Ruy Barbosa, nascido em   5 de  novembro de 1849.   Ruy  era conhecido por ser  um  profundo estudioso do  idioma  nacional.
...que outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas.
... que atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.
... que existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
... que outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões,





                                https://www.youtube.com/watch?v=tX7cqBreLUY

 Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões


Países que falam a Língua Portuguesa






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA