PALESTRA COM A PROFESSORA GUILHERMINA JARDIM
ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO LINGUÍSTICO
PALESTRA DA  PROFESSORA : GUILHERMINA JARDIM
DATA: 14/04/2012
LOCAL:HOTEL NOVOTEL- SP

ASSUNTOS ABORDADOS:
·       Quando se fala em alfabetização e letramento  não tem como não se falar em dois pontos importantes na escola:  
o   Código
o   Experiência
·       É necessário organizar esses dois pontos. A teoria, o professor pode buscar na Internet ou nos livros. Mas, mesmo assim essas informações  precisam ser gerenciadas  para se transformarem em conhecimentos.

UM POUCO DE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PARA ENTENDERMOS O PRESENTE:
·       Anos 20 a 50
o   Escola para poucos   =  excluente
o    =Educação  considerada como um produto  = para poucos
o   Primeiro escrever  =  depois ler
o   Não às variações linguísticas
o   Língua maternanorma culta: certo ou errado   
o   Crianças    na escola =  somente ler e escrever
o   Outras áreas do conhecimento: fragmentada

·       FINAL DA DÉCADA DE 60/70
o   Lei  5692/72 
o   Época da ditadura militar
o   Aulas de Educação Moral e Cívica
o   Diário de Classe
o   Língua Portuguesa: comunicação e Expressão
o   Conteúdo: maior quantidade e  não preocupação com a qualidade
o   Poucos convidados para esse processo
o   Nº significativo de evasão
o   Busca ajuda na Literatura/ pedagogia  em outros países
o   Grande apoio    das Ciencias Sociais
o   Sair do mundo da Leitura para a leitura do mundo
o   Não há professores – educadores

·       DÉCADA DE 80/90
o   Ideia de letramento
o   Parte de um movimento =Social turn ( virada)
o   “os estudos já não mais   pressupunham efeitos universais do letramento, mas pressupunham que os efeitos estavam correlacionados com as práticas sociais e culturais dos diversos grupos que usavam a escrita.” ( kleiman)
o   Alfabetização, aquisição da escrita; (socio-) construção da escrita, letramento... A variedade de designação do fenômeno da entrada do sujeito no mundo da escrita, representada no título desta obra, é mais do que mera sinonímia. Ela é bastante significativa no que diz respeito às diferentes vias de abordagem do fenômeno e bastante representativa dos principais embates - teóricos e práticos - que têm atravessado o cotidiano do alfabetizador e dos profissionais interessados no desenvolvimento da escrita na última década. Psicólogos, pedagogos, educadores em geral e também os lingüistas - teóricos e aplicados - têm sido convocados a participar da reflexão sobre o fenômeno e a interagir nesse cotidiano. O livro é justamente uma coletânea dedicada a representar o pensamente dos lingüistas ativos nesse processo no início dos anos 90”. (Kleiman)

·        Mudança de enfoque- uso da escrita em diferentes contextos
·        Desvincular os estudos da língua   e escrita  dos usos escolares
·        Distinguir as múltiplas práticas de letramento da prática de alfabetização
·        Letramento não é um método de ensino =  reinterpretação
·        Hipóteses de escrita
Apresentação de algumas tiras: da Mafalda para reflexão sobre a leitura de

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