PALESTRA  DO PROFESSOR DOUTOR JOE GARCIA

AS CONEXÕES ENTRE O OLHAR E A PRÁTICA EDUCATIVA SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE

PALESTRANTE: DR. JOE GARCIA
DATA: 14/04/2012
EVENTO: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO SARAIVA
LOCAL: HOTEL NOVOTEL
O palestrante iniciou apresentação a partir de uma metáfora entre a germinação de uma semente e a vida do ser humano. Para que ambos germinem e se desenvolvam as condições externas são fundamentais e a respiração é fator indispensável a ambos.

Esse olhar já estava presente em vários pensadores. No sec. XVI, o professor, cientista e escrito checo Comenius, Rousseau no sec. XVIII, época em que pregava” dentro do coração de cada criança, habita uma semente de humanidade”. Nessa mesma época, Fröbel – criador do 1º jardim de infância - onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A partir desse contexto histórico estabelece uma interessante relação entre o mundo dos vegetais e a escola: a semente para germinar e se desenvolver depende do meio ambiente assim como o aluno na escola.  Num processo interativo com os participantes, questiona: O que está sendo feito em nossas escolas.

Apresenta então um painel com inúmeras palavras e a partir desse mote, tem início o desenvolvimento do tema proposto, de modo direto, pois indiretamente, relação entre o painel, o tema e a metáfora inicial já estava visível. 


 
O QUE É DIVERSIDADE?
·        É uma construção social, cultural, histórica.
·        Tem a ver lidar com as diferenças
·        Elaboração processual
COMO LIDAMOS COM A DIVERSIDADE DENTRO DA ESCOLA?
·        No interior da escola há toda uma múltipla diversidade
·        Há algumas décadas uma das questões era lidar com o namoro entre os adolescentes: “PROIBIDO BEIJAR”. Hoje a questão é o namoro entre meninas e/ou entre meninos
o   O que fazer?
o   O que estamos entendendo por diversidade?
o   Que práticas sociais sustentam a escola – que concepções?
o   As práticas que utilizamos para avaliar contemplam as diversidades cognitivas?
DIREÇÕES:
·        O grande desafio é passar de uma atitude de tolerância para uma atitude aceitação
·        O trabalho com tolerância tem a ver com o olhar que se tem sobre o outro:
o   Como eu vejo você              com o significado de “Eu vejo você”. s mudar
·        Tornar visível o invisível.
·        A diversidade tem que ser visível na escola.
·        Atitudes simples: Ex.:
o   Professor: Cada dia escolhe 3 alunos para destaque.  Chamar um deles e criar aproximações. “xxxxxx, qual seu time de futebol”? Qual seu esporte favorito? 3 pequenas entrevistas.
·        Precisa além de boa vontade – PLANEJAMENTO
·        Se é um processo de construção – tem que se repensar
·        Necessidade de transformar o currículo
·        Não podemos continuar fazendo nossa prática como é feita hoje.
o   Como podemos mudar?
O Palestrante propõe:
  • o   Descobrir “você” (o outro) dentro de mim.
  • o   Abrir o currículo para outros saberes (não oficiais).
  • o   Ampliar o campo de contato e experiências culturais.
  • o   Situações de aprendizagem que explorem diferentes perspectivas e práticas culturais.
  • o   Valorizar e reconhecer as diferentes vozes, experiências e contribuições de diferentes grupos raciais. Como estão essas vozes na escola? Dar voz a essas vozes.
  • o   Criar debates na escola sobre racismo, sexismos e outras formas de discriminação e injustiça social. Desenvolver projetos e ações que promovam a diversidade não só no interior da escola, mas que      envolva o contexto social.
  • o   Diversidade tem a ver com o lúdico também.
  • o   A palestra foi encerrada com a apresentação da dupla de atores/cantores/animadores que através de cantigas e brincadeiras mobilizaram todos os participantes promovendo uma verdadeira integração entre a heterogeneidade que é característica de um grupo de aproximadamente 500 pessoas.

http://www.direcionaleducador.com.br/artigos/entrevista-joe-garcia
 
  





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